Correios promovem Jornada de Liderança Feminina e lançam selo comemorativo às mulheres (SPM – 27/03/2015)

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Eleonora Menicucci, participou nesta quinta-feira (26/03) da mesa de abertura da Jornada de Liderança Feminina dos Correios. O evento é realizado simultaneamente na sede da empresa, em Brasília, e nas suas 28 diretorias regionais.

Ministra recebeu uma réplica do selo "Mais mulheres no poder" (Foto: Leo Rizzo)

Ministra recebeu uma réplica do selo “Mais mulheres no poder” (Foto: Leo Rizzo)

Durante a solenidade, na Universidade dos Correios, foi lançado o selo “Mais Mulheres no Poder” e o carimbo alusivo ao Dia Internacional da Mulher, que irão circular até 24 de abril. Participaram da abertura a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes; a diretora da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasmann; e as vice-presidentes de Negócios, Morgana Cristina Santos, e de Administração da estatal, Célia Corrêa.

Em seu discurso, a ministra Eleonora Menicucci destacou os programas e projetos da SPM que estimulam o empoderamento das mulheres. Para ela, o selo comemorativo é um “conscientizador da população” sobre a importância do respeito à mulher e um chamado para que as mulheres assumam seus papéis de protagonistas na sociedade. “Para a SPM é fundamental aprofundar esta parceria com os Correios”, ressaltou.

A ministra falou sobre a relevância da reforma política para garantir que mulheres tenham mais espaço nas esferas de poder. “O nó da questão está enraizado em nossa cultura, que ainda é preconceituosa. Precisamos de uma reforma política inclusiva na perspectiva de gênero, que respeite a paridade entre homens e mulheres”, alertou.

Eleonora Menicucci lembrou que as mulheres têm mais anos de estudos e são a maioria nos cursos profissionalizantes. A taxa de desemprego entre as mulheres vem caindo mais do que a dos homens e o rendimento salarial vem subindo. Segundo a ministra, ainda há muitos desafios, como a equiparação salarial e a ascensão na carreira.

Equidade de gênero e raça

A Jornada é mais uma ação conjunta alinhada ao Programa de Desenvolvimento de Liderança dos Correios, à Mesa Nacional de Negociação – Mulheres, e às adesões dos Correios ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da SPM e aos Princípios de Empoderamento das Mulheres. Atualmente, 28 mil mulheres fazem parte do quadro de empregados dos Correios (24% do efetivo total). Em cargos de gestão, a porcentagem aumenta: as mulheres ocupam em torno de 30% do total. Segundo a vice-presidente de Negócios dos Correios, Morgana Cristina Santos, há mulheres em várias posições de liderança dentro da estatal. “Empresas que investem na contratação e ascensão das mulheres são mais estáveis e mais desenvolvidas”, enfatizou.

Em 2013, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) concedeu à estatal o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, dado a organizações que promovem a igualdade entre mulheres e homens no ambiente de trabalho. Desde 2011, os Correios participam do programa desenvolvido pela SPM/PR, com o objetivo de contribuir para a eliminação da discriminação racial e das desigualdades vivenciadas pelas mulheres no mundo do trabalho. Em 2011, a empresa formalizou a adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, junto à ONU Mulheres e ao Pacto Global das Nações Unidas, e aderiu em 2014, em parceria com a SPM/PR, à campanha “Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A Lei é mais forte.”.

Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM

Acesse no site de origem: Correios promovem Jornada de Liderança Feminina e lançam selo comemorativo às mulheres (SPM – 27/03/2015)