Creas participa da Caravana Siga Bem e leva conscientização à comunidade em Rondônia (Rondônia Ao Vivo – 17/11/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) também participou da Caravana Siga Bem, onde foram ministradas palestras de conscientização para enfrentamento da violência contra as mulheres e distribuição de materiais gráficos sobre a temática.

Vale destacar que o papel do Creas nesta ação foi levar informações sobre a violência contra mulheres para todos os participantes e obter seus apoios pra a divulgar estas informações. “Eventos desta natureza são de suma relevância pois faz com que as políticas públicas cheguem a comunidade e mude cultura. De acordo, com dados do Governo Federal, são muitas as denúncias de violência ao ligue 180, que foram possíveis de serem recebidas pela divulgação destas ações”, ressaltou Alcilene de Souza Araújo Conroy, Coordenadora do Creas.

Na ocasião, foram abordados e relembrada a Lei Maria da Penha e as formas de violência contra a mulher, sendo ela física, psicológica e emocional, violência sexual, violência patrimonial e econômica  e sobre as medidas protetivas.

As medidas que protegem as mulheres juntamente com as relacionadas ao agressor, buscam criar condições para que a mulher rompa a situação de violência desde o início (ameaças, beliscões, etc) o mesmo quando atos mais graves já foram cometidos (tentativa de homicídio, queimaduras, sexo forçado) sem ter que sacrificar sua rotina e a relação com os filhos, parentes e amigos. Os programas oficiais ou comunitários de proteção e atendimento incluem as casas de apoio, programa de proteção a vítima e testemunhas ameaçadas, centros de referência e outros mecanismos de proteção existentes no Estado ou Município onde a mulher reside.

Acesse no site de origem: Creas participa da Caravana Siga Bem e leva conscientização à comunidade em Rondônia (Rondônia Ao Vivo – 17/11/2015)