DataSenado apresentará na terça pesquisa sobre violência doméstica contra a mulher (Senado Notícias – 07/08/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Pesquisa sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, feita pelo DataSenado, será apresentada na terça-feira (11), às 14h, na Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher.

O DataSenado é o instituto de pesquisas do Senado. Seus trabalhos revelam a opinião dos brasileiros sobre os temas e proposições legais debatidos na Casa. O instituto trabalha com amostragem por meio de entrevistas telefônicas. Para a pesquisa sobre violência doméstica e familiar, realizada a cada dois anos, a população considerada é a de mulheres com 16 anos ou mais, residentes no Brasil e com acesso a telefone fixo.

Em 2013, 30% das mulheres ouvidas pelo Datasenado disseram acreditar que as leis do país não são capazes de protegê-las da violência doméstica. Do total de mulheres entrevistadas, 18,6% afirmaram já ter sido vítimas de violência doméstica. Em resposta à última agressão, 20,7% nunca procuraram ajuda nem denunciaram o agressor.

Ainda de acordo com a pesquisa realizada em 2013 mais de 13,5 milhões de mulheres já sofreram algum tipo de agressão. Destas, 31% ainda conviviam com o agressor e 14% ainda sofriam algum tipo de violência, ou seja, 700 mil brasileiras continuavam sendo alvo de agressões.

Requerimentos

Na segunda parte da reunião, a comissão mista fará apreciação do plano de trabalho e a votação de requerimentos, a maioria para a realização de diligências no interior do país. Dois requerimentos pedem que seja estendida ao estado do Ceará a visita realizada ao município de Castelo do Piauí (PI), onde quatro adolescentes foram vítimas de estupro coletivo no último mês de maio. Uma das vítimas morreu em razão das agressões.

Também serão analisados requerimentos de uma diligência na cidade de Cavalcante (GO), com a finalidade de apurar os casos de exploração sexual contra crianças do povo Kalunga, e de audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia para debater situações de violência contra a mulher registradas naquele estado.

Acesse no site de origem: DataSenado apresentará na terça pesquisa sobre violência doméstica contra a mulher (Senado Notícias – 07/08/2015)