Defensora participa de vigília realizada em Cuiabá pelo fim da violência contra as mulheres (DPMT – 26/11/2013)

Mulheres exigem justiça para vítimas de violência (Foto: DPMT)

Mulheres exigem justiça para vítimas de violência (Foto: DPMT)

A Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Estado, Defensora Pública Rosana Leite de Barros, participou, na última segunda-feira (25), da vigília pelo fim da violência contra as mulheres, realizada na Praça Bispo Dom José, em Cuiabá. Com faixas e velas, mulheres formaram um círculo e, de mãos dadas, exigiram Justiça às mulheres assassinadas vítimas de violência doméstica em Mato Grosso. O ato faz parte da Campanha Internacional 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que acontece em mais de 150 países.

Antes da manifestação, dando início a Campanha no Estado, a Defensora participou de uma reunião na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá, a fim de saber como está o trabalho em prol das mulheres vítimas de violência. “No encontro averiguamos que a Delegacia necessita de mais estrutura para atender as mulheres e já encaminhamos um documento ao Diretor-Geral da Polícia Civil solicitando melhorias. Caso as providências não sejam tomadas o Governo do Estado será acionado”.

Ainda de acordo com a Defensora, hoje a Delegacia da Mulher está funcionando junto a do Idoso e, por serem prioridades distintas, também está sendo trabalhado para que as mesmas sejam desvinculadas. Participaram da reunião as Delegadas Ana Paula de Farias e Jozirlethe Magalhães e representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Fórum de Articulação de Mulheres de Mato Grosso (FAMMT).

Campanha

Além do ato, uma série atividades serão realizadas na Capital até o dia sete de dezembro. Dentre elas, a Campanha do Laço Branco, cujo tema é “Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres”, que será lançada pela Defensoria Pública do Estado no próximo dia dois, às 10h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil. Esta campanha permanece ao longo da semana, sendo encerrada em seis de Dezembro, Dia Nacional da mobilização dos homens contra a violência doméstica.

Acesse no site de origem: Defensora participa de vigília realizada em Cuiabá pelo fim da violência contra as mulheres (DPMT – 26/11/2013)