Defensoras participam de oficina de capacitação voltada às trabalhadoras rurais do Mato Grosso (DPMT – 02/04/2014)

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) realiza, nesta quarta-feira (02), o segundo dia do projeto Margaridas em Marcha no Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do Campo e da Floresta. O evento, que acontece no Hotel Global Garden, conta com oficinas de capacitação voltadas às trabalhadoras rurais do Estado.

Defensora Pública de Várzea Grande Tânia Regina de Matos durante a palestra sobre violência contra a mulher com o painel: Programa Mulher Viver Sem Violência e a Lei Maria da Penha (Foto: DPMT)

Defensora Pública de Várzea Grande Tânia Regina de Matos durante a palestra sobre violência contra a mulher com o painel: Programa Mulher Viver Sem Violência e a Lei Maria da Penha (Foto: DPMT)

Nesta tarde, a Defensora Pública e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Rosana Leite de Barros, e a Juíza Ana Cristina da Silva Mendes apresentam o painel: Contexto e Situação da Violência Contra as Mulheres no estado com ênfase na violência doméstica de mulheres do campo, da floresta e das águas.

O evento, realizado em parceria com a Secretaria de Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso (FETAGRI), teve início nesta terça-feira (01), quando foi a vez da Defensora Pública de Várzea Grande Tânia Regina de Matos proferir uma palestra sobre a violência contra a mulher com o painel: Programa Mulher Viver Sem Violência e a Lei Maria da Penha.

Conforme Tânia, um dos objetivos do encontro é avaliar o processo de criação do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, bem como o trabalho das duas Unidades Móveis doadas, no início do ano, pelo Governo Federal para atendimento das trabalhadoras rurais, mas que até o momento não estão operando.

A Defensora ponderou ainda que uma das maiores queixas das mulheres do campo e da floresta é a falta de acesso aos serviços oferecidos às mulheres urbanas como exames preventivos de mama e ginecológicos.

Acesse no site de origemDefensoras participam de oficina de capacitação voltada às trabalhadoras rurais do Estado (DPMT – 02/04/2014)