Defensoria Pública presta atendimento na Praça XV pelo fim da violência contra as mulheres (DPRJ – 25/11/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher Vítima de Violência (Nudem) da Defensoria Pública do Rio de Janeiro está de plantão nesta quarta-feira (25), das 8h às 16h, na Praça XV, para marcar o lançamento da Campanha Internacional Pela Não Violência Contra as Mulheres. No local, a defensora pública Judith Régis, auxiliada por servidores e estagiários do Nudem, presta orientação jurídica e esclarecimentos sobre o papel da Defensoria na rede de atendimento à mulher no município do Rio de Janeiro.

Por sugestão da Organização das Nações Unidas (ONU), todo dia 25 de cada mês passará a ser considerado o “Dia Laranja”, para que a campanha pelo fim da violência contra a mulher ocorra ao longo de todo o ano. Nesta quarta-feira, tem inicio também a programação de 16 dias de ativismo em defesa da mulher, com encerramento em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

– As datas foram escolhidas para deixar claro que os direitos das mulheres também são direitos humanos – explica a coordenadora do Nudem, Arlanza Rebello, que está em Brasília para a comemoração dos dez anos do “Ligue 180”, canal gratuito para denúncias de violência contra a mulher.

Até 30 de setembro, o Nudem atendeu 907 casos, sendo 52% deles contra vítimas negras ou pardas e 48% contra mulheres brancas. Ainda segundo a pesquisa, 31% das mulheres têm apenas o Ensino Médio, mas são independentes financeiramente. A maioria delas também apontou o marido, o companheiro ou o ex-companheiro como o autor da agressão.

Acesse no site de origem: Defensoria Pública presta atendimento na Praça XV pelo fim da violência contra as mulheres (DPRJ – 25/11/2015)