Delegacia de Teresópolis agora tem sala e equipe especializada no combate à violência contra a mulher (Net Diário – 16/12/2014)

Com a presença do Chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Fernando Veloso, foi inaugurado nesta segunda-feira o NUAM – Núcleo de Atendimento a Mulher da 110ª Delegacia de Polícia. O setor funciona em local reservado exclusivamente para as mulheres, onde as vítimas de violência serão atendidas por policiais capacitadas para esse tipo de crime, em um ambiente diferenciado e aconchegante. No local, as mulheres também serão encaminhadas para atendimento de profissionais da Secretaria Municipal de Direitos da Mulher, que dá todo o tipo de apoio, desde advogadas a psicólogas. O NUAM da 110 DP, transformada em Delegacia Legal recentemente, foi o 13º inaugurado pela Polícia Civil no estado.

“Não podemos jamais deixar de lado o problema da violência contra a mulher, que é um crime silencioso e cruel. Por muito tempo, as mulheres não tiveram como fazer que fosse ouvido o seu clamor, sem um local que se dedicasse a atender essa questão de uma forma diferenciada. Há alguns anos, o policial tinha dificuldade de atender esse tipo de ocorrência, de dar caminho e atendimento especial à mulher vitimada. Hoje, isso não existe mais. É difícil encontrar um policial que não dê grande atenção a um registro como esse”, enfatizou Fernando Veloso, informando que a pretensão da Polícia Civil é instalar núcleos do tipo em todas as delegacias do estado. “Agora, com esse atendimento diferenciado na 110 DP, esperamos que mais mulheres procurem a polícia para denunciar qualquer tipo de violência”, completou.

Marcello Medeiros

Acesse no site de origem: Delegacia de Teresópolis agora tem sala e equipe especializada no combate à violência contra a mulher (Net Diário – 16/12/2014)