Dia de luta incentiva mulheres a denunciar violência

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

(Radioagência Nacional, 10/10/2015) O Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher é lembrado neste 10 de outubro. Confira a reportagem que mostra a importância da denúncia pelo Disque 180.

“Fui casada há 15 anos e a maioria dos anos foi de agressões, cárcere privado, não podia ir nem em casa de família. E eu não tinha coragem de sair, porque ameaçava de matar pai e mãe, tinha muito medo. Tenho marcas no meu corpo, faço tratamento psicológico, porque foi muito difícil. E o conselho que dou para as mulheres é não aceite. Não aceite porque não vale a pena.”

Leia mais: Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher é celebrado neste sábado(10) (EBC, 08/10/2015)


A violência é assim, deixa marcas. São traumas que ficam e dificilmente são superados. No primeiro semestre deste ano, a Central de Atendimento à Mulher, o Disque 180 recebeu, mais de 360 mil ligações, 32 mil de violência contra a mulher, segundo dados da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Os principais relatos são de violência física, seguidos de abuso psicológico, moral, cárcere privado e violência sexual.

Uma pesquisa feita pelo Instituto DataSenado, divulgada em setembro, aponta que 18% das mulheres já foram vítimas de algum tipo de violência doméstica. As agressões, na maior parte das vezes, são praticadas por companheiros, maridos ou namorados, mas casos registrados em lugares como metrôs, ônibus, universidades e bares têm crescido.

Para a secretária de Política para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, as mulheres estão perdendo o medo de denunciar. Ela lembra que a denúncia é a anônima, e orienta a população a sempre procurar ajuda.

Sonora: “Amigos ou pessoas anônimas que suspeitem ou que saibam que uma mulher é vítima de violência não duvidem em ligar para o 180. Contribuam para nós darmos um basta à cultura da violência contra as mulheres.”

O dia 10 de outubro de 1980 ficou marcado no calendário das celebrações femininas no Brasil porque um grupo de mulheres se reuniu nas escadarias do Teatro Municipal, em São Paulo, para protestar contra o aumento dos crimes de gênero em todo o país.

Jéssica Gonçalves

Acesse no site de origem: Dia de luta incentiva mulheres a denunciar violência (Radioagência Nacional, 10/10/2015)