Dourados lidera ranking do Estado em número de inquéritos concluídos (MidiaMax – 21/11/2012)

A cidade de Dourados lidera o ranking do Estado de Mato Grosso do Sul em número de inquéritos policiais concluídos. Ao todo, a Polícia Civil finalizou 4.604 investigações este ano. A Delegacia da Mulher também concluiu o maior número de inquéritos do Estado; 1.042 no total. De acordo com o delegado regional da Polícia Civil, Carlos Videira, o resultado é fruto de uma força tarefa para desobstruir os cartórios das delegacias e prevenir a prescrição dos crimes. “Com isto promovemos a repressão aos crimes, punindo os autores e levando à prevenção de outros delitos”, destaca.

Videira explica que o mutirão foi desencadeado pela delegada Roseli Galego, os promotores de Justiça, Gerson de Araújo e Izonildo Gonçalves Assunção Júnior, a Delegacia Regional e as equipes destes setores. “O empenho de todos os servidores envolvidos no trabalho foi primordial para que alcançássemos estes números”, enfatiza Carlinhos.

Segundo ele, a meta dos trabalhos foi a de garantir que, além da desobstrução dos cartórios, o Ministério Público possa realizar as denúncias contundentes e os juízos possam condenar os autores de crimes e tirá-los de circulação, como mecanismos de prevenção. De acordo com Carlinhos, a maior parte dos inquéritos tratam de furtos. Em relação à Delegacia da Mulher, a maioria dos processos tratam de lesão corporal.

Ministério Público

De acordo com o promotor Izonildo Assunção Júnior, mais de 500 procedimentos do total concluído estavam em risco de prescrição, tendo em vista processos em aberto desde 2005. Ele disse que o Ministério Público auxiliou nos encerramentos dos inquéritos, como forma de ajudar na Força Tarefa. Izonildo acredita que o trabalho é uma resposta eficaz contra a violência, e no caso da Delegacia da Mulher um enfrentamento contra a violência contra a mulher, levando o agressor à punição.

Redução de crimes

Conforme o secretário de Estado de Segurança Pública, Wantuir Jacini, Dourados, segunda maior cidade do Estado, desponta pela sintonia entre Polícia Civil e Polícia Militar, o que rendeu ao município uma redução de 20,8% nos delitos de homicídio doloso. Nos dez primeiros meses de 2011 foram registradas 53 ocorrências do delito, e, neste ano, o número caiu para 42. Os homicídios culposos no trânsito também apresentaram queda de 5,5%. Os roubos à residência reduziram 47,5%, passando de 40 boletins de ocorrência registrados em 2011 para 21 neste ano. Roubos em estabelecimento comercial e de veículo também caíram, apresentando índices inferiores a 2011, com queda de 34,1% e 2,5%, respectivamente.

O Delegado Carlos Videira comemora os resultados mas diz que todo o policiamento de Dourados, seja Civil ou Militar está empenhado em reduzir ainda mais os crimes a níveis aceitáveis, tendo em vista a região localizada em faixa de fronteira, com 200 mil habitantes e com 2 mil presos cumprindo pena no município.

Acesse no site de origem: Dourados lidera ranking do Estado em número de inquéritos concluídos (MidiaMax – 21/11/2012)