Eleonora Menicucci destaca a importância da Caravana Siga Bem no enfrentamento à violência contra a mulher

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

(SPM – 15/08/2015) A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), participou, nesta sexta-feira (14/08), da 42ª Parada da Caravana Siga Bem 2015, realizada em João Pessoa (PB), que tem como principal bandeira, neste ano, o combate à violência contra a mulher. Durante o evento, destacou o importante papel da ação que leva informação por todo o país, alcançando os rincões mais distantes.  “Quando as atendentes do Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher da SPM) perguntam como ficaram sabendo do serviço,  muitos respondem que foi na Caravana Siga Bem. É um indicativo de que estamos no caminho certo” , afirmou a Ministra.

Eleonora Menicucci destaca a importância da Caravana Siga Bem no enfrentamento à violência contra a mulher (Foto: Leo Rizzo/SPM)

Eleonora Menicucci assistiu da plateia o programa ‘Cassino do Cupido’, que mostra os princípios da Lei Maria da Penha de maneira bem humorada, com linguagem direta e simples. Um dos motes do programa  busca conscientizar os caminhoneiros com a seguinte frase: “Valente não é violento”. E encena, na seqüência, a atitude correta a ser adotada pelo homem de trocar o “tapa pelo carinho”.

A Ministra enfatizou em sua fala que o governo da presidenta Dilma Rousseff adotou a postura de “tolerância zero” em relação à violência contra a mulher. “É para as mulheres e pelas mulheres que temos o dever de avançar nas políticas públicas de enfrentamento à violência e empoderamento das mulheres”, afirmou. A Ministra fez uma homenagem a três paraibanas- Margaridas Alves, Anaíde Beiriz e Violeta Formiga- mortas de forma violenta.

A cerimônia teve a participação de personalidades que atuam nas mais diversas frentes de apoio à mulher em situação de violência na Paraíba.  A feminista Maria Sueudes declamou um poema em homenagem às paraibanas Margarida Alves e Violeta Formiga,  mortas por conta “do preconceito e machismo”.

A delegada Maria Araújo,  coordenadora das delegacias da mulher da Paraíba anunciou a criação da 10° delegacia especializada no Estado este  mês. A deputada estadual Estela Bezerra parabenizou a ação Siga Bem Mulher. A secretária especial de Políticas para as Mulheres da Paraíba, Gilberta dos Santos Soares, apresentou diversas ações que estão sendo desenvolvidas no Estado, inclusive com o apoio da SPM e fez um chamamento aos caminhoneiros para que levem a campanha por toda a Paraíba.  Também participaram o gerente dos postos Petrobras da Paraíba e Pernambuco,  Luciano Costa Ferreira, a proprietária do Posto Pichilau (local do evento), Sandra Menezes e a juíza Rita de Cassiano Andrade, da Vara da Mulher.

Foto: Leo Rizzo/SPM

O projeto Siga Bem tem como objetivo levantar a discussão do tema entre um público-alvo predominantemente masculino, como os motoristas, que trafegam nas rodovias de todo o país e concentram a maioria dos pontos de exploração sexual de crianças e adolescentes. Segundo o balanço da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, publicado pela SPM na semana passada, as relações heteroafetivas representam 70,71% dos relatos de violência contra a mulher de janeiro a junho de 2015.

Os dois dias de atividades (sexta-feira, 14, e sábado, 15) do Siga Bem incluem serviços de saúde, entretenimento e ações de mobilização com os caminhoneiros e suas famílias. A ação também envolve palestras de sensibilização sobre o tema violência, como o Siga Bem Criança, que conta com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a participação de profissionais da Rede Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; e Siga Bem Mulher, com profissionais da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres (vinculada à Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República) e da ONU Mulheres.

A Caravana Siga Bem de João Pessoa tem o patrocínio da Petrobras, da Mercedes-Benz e da Bridgestone Bandag. A Polícia Rodoviária Federal é outro importante parceiro da Caravana. Os patrulheiros conversam com os motoristas sobre direção segura e responsabilidade no trânsito, orientando também sobre o Código de Trânsito Brasileiro.

A Caravana Siga Bem vai percorrer mais de 100 cidades brasileiras de maio de 2015 a fevereiro de 2016, promovendo, além de cultura, serviços sociais de saúde, higiene, palestras, apresentações de projetos sociais locais e também shows musicais. Para isso, conta com uma estrutura de 12 caminhões, quatro vans, dois automóveis e uma equipe de mais de 70 pessoas viajando por todo o país.

Com informações da Caravana Siga Bem 2015.

Comunicação Social

Acesse no site de origem: Eleonora Menicucci destaca a importância da Caravana Siga Bem no enfrentamento à violência contra a mulher (SPM – 15/08/2015)