Eleonora Menicucci é agraciada com a Medalha Mérito Tamandaré (SPM – 14/12/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Comenda foi entregue durante cerimônia em alusão ao Dia do Marinheiro

Durante cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro, a Secretária Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Eleonora Menicucci, recebeu a Medalha Mérito Tamandaré, nesta segunda-feira (14/12), no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília. A data, que é celebrada no dia 13 de dezembro, é uma homenagem ao nascimento do Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha.

Na ocasião, 183 personalidades e cinco instituições receberam a Medalha Mérito Tamandaré, entregue pela Marinha do Brasil. Entre os homenageados, o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, o Ministro do STF Luiz  Roberto Barroso, a ministra do STF Rosa M. Weber, os ministros dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias,  de Portos e Aeroportos, Helder Barbalho, da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, das Comunicações André Figueiredo, a presidente Câmara Distrital, Celina Leão, além de outras autoridades civis e militares.

A Medalha Mérito Tamandaré destina-se a agraciar autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, destacou a importância do Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, não somente para a Marinha, mas para o Brasil. “Ele ajudou a construir uma Marinha contemporânea”, disse e acrescentou que pessoas como Almirante devem ser mostradas nas escolas “como exemplos de construtores da Pátria”.

A Presidenta Dilma Rousseff enviou uma mensagem, lida durante a cerimônia, na qual reverencia a memória do Almirante: “Sua dedicação ao País e à Marinha é exemplo para marinheiros e para todos os brasileiros por isso, ao relembrá-lo, realizamos um exercício de patriotismo e também de inspiração”.

Comunicação Social

Acesse no site de origem: Eleonora Menicucci é agraciada com a Medalha Mérito Tamandaré (SPM – 14/12/2015)