Em Blumenau: atendimento às pessoas em situação de violência sexual é tema de capacitação (PMSC – 15/12/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Foi realizada na última quinta-feira e sexta-feira (10 e 11), em Blumenau, uma capacitação para o atendimento às pessoas em situação de violência sexual. Durante o evento foi ministrada uma palestra, que abordou as mudanças no protocolo de atendimento de vítimas de estupro. Participaram dessa capacitação integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (BM).

Um pouco sobre o SAVS

A implantação do Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVS), em Blumenau, ocorreu em 2002. Em 2010 foi implantada a Câmara Técnica de atendimento a vítimas de Violência Sexual, envolvendo Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Ministério Público e Poder Judiciário.

O objetivo desta Câmara Técnica é envolver os órgão de Segurança, Saúde e Justiça no fim comum de atender estas vítimas como prioridade e atenção, evitando a revitimização.

É um trabalho em conjunto que vem obtendo resultados positivos no atendimento à vítima.

Segundo a coordenadora do SAVS, Simone Rodrigues, no ano de 2014 o serviço atendeu 98 novos casos de violência sexual. Este ano, até a segunda quinzena de agosto, contabilizou 80 atendimentos novos.

 

Soldado Adriana Fernanda Beltrame

Acesse no site de origem: Em Blumenau: atendimento às pessoas em situação de violência sexual é tema de capacitação (PMSC – 15/12/2015)