Em menos de uma semana, SPM recebe denúncias de tráfico de mulheres correspondentes ao ano inteiro de 2012 (SPM-PR – 08/02/2013)

Quatro dias e 58 denúncias de tráfico de mulheres. Esse é o saldo da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). De 3 a 7 de fevereiro, a quantidade registrada alcança a demanda do ano inteiro de 2012: 58 denúncias.

A busca intensa pelo serviço da SPM pode ser associada ao chamamento da ministra Eleonora Menicucci, da SPM, para que cidadãs e cidadãos delatem crimes de violência contra as mulheres e busquem apoio do poder público.

“Nós, do governo federal, temos adotado uma postura de uma política obcecada e determinada para enfrentar o tráfico de pessoas. Quero chamar todas as mulheres e homens do Brasil para denunciar esse tipo de situação. Não podemos deixar que as pessoas sejam vítimas dessas quadrilhas”, disse a ministra Eleonora, em coletiva de imprensa na sexta-feira passada (01/02), em Brasília. A entrevista foi concedida em conjunto com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o diretor-geral da PF, Leandro Daiello.

As denúncias recebidas pelo Ligue 180, em cinco dias, em sua maioria partiram do Brasil. Estão relacionadas tanto ao tráfico internacional de pessoas, tendo a Europa como frequente destino, como também registro de tráfico de pessoas entre estados brasileiros. Todas as denúncias já foram encaminhadas à Polícia Federal (PF) para averiguação dos fatos.

Operação Planeta

Na semana passada, a PF e o Cuerpo Nacional de Polícia prenderam seis pessoas – no Brasil e na Espanha – envolvidas em tráfico de mulheres. Uma ligação ao Ligue 180 motivou a ação da PF, que acionou a polícia espanhola para prisão das quadrilhas de aliciadores de mulheres para exploração sexual. Entre elas, duas brasileiras, três romenas e uma africana, de Serra Leoa.

A denúncia ao Ligue 180 partiu do Brasil, da mãe de uma das mulheres traficadas. Ela reconheceu a situação de tráfico e exploração sexual retratada pela novela Salve Jorge, da Rede Globo, e vivida pela filha na Espanha.

Acesse no site de origem:  Em menos de uma semana, SPM recebe denúncias de tráfico de mulheres correspondentes ao ano inteiro de 2012 (SPM-PR – 08/02/2013)