logo_valeUma das maiores mineradoras do mundo, a Vale também aderiu à parceria com a Campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha em março de 2014.  À época, a gerente de Relações Intersetoriais da Fundação Vale afirmou que “vamos ampliar as ações que a gente já faz, tanto com o público interno quanto nas comunidades, divulgando o 180 e a Lei. Isso inclusive já é feito no Pará, já temos essa divulgação da Lei junto com o CRASS e o CREAS de Parauapebas, onde atuamos também com trabalhadores das empresas contratadas pela Vale, e mensalmente fazemos palestras e apresentação de teatro, nos alojamentos e nas vilas”.

Também no evento de adesão de grupos empresariais à Campanha, a gerente geral de RI da Fundação Vale, Andreia Rabetim, disse ainda que “as empresas estão entendendo que atuar na esfera pública vai além de atos de governo, que fortalecer as políticas públicas e mobilizar a sociedade é um caminho para um Brasil melhor”.

Ações

jornal Vale+

Jornal Vale+ – julho/2014. Clique na imagem para ampliá-la.

– Desde a adesão à Campanha, a Vale publicou um boletim gerencial com apresentação da iniciativa aos gestores da empresa e divulgou as ações da Campanha Compromisso e Atitude nos veículos impressos (como o jornal V+) voltados à comunicação com os trabalhadores, site da Fundação e no trem de passageiros da empresa. Também imprimiu um lote de camisetas com o slogan “Somos todos uma só voz contra a violência à mulher”.

– Entre as ações realizadas nos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher em 2014, a Vale promoveu, em conjunto com o Ministério Público do Pará, uma palestra com a presença da biofarmacêutica Maria da Penha Fernandes, no município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará.