Engenheiros brasileiros se unem à campanha ElesPorElas da ONU Mulheres (ONU Brasil – 08/10/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A campanha ElesPorElas é um esforço global para envolver homens e mulheres na luta pela equidade de direitos e oportunidades, independentemente de gênero.

A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) realizou, entre agosto e setembro, uma série de ações nacionais para dar visibilidade à campanha ElesPorElas pela Igualdade de Gênero, promovida pela ONU Mulheres. Os 12 sindicatos filiados à federação, representando engenheiras e engenheiros de 11 estados brasileiros, participaram mobilizando profissionais de diversas especialidades, que enviaram fotos e declarações de apoio à igualdade de gênero no ambiente de trabalho e na sociedade.

Foto: Facebook/Fisenge

Engenheiros brasileiros se unem à campanha ElesPorElas da ONU Mulheres (Foto: Facebook/Fisenge)

A campanha ElesPorElas é um esforço global para envolver homens e mulheres na luta pela equidade de direitos e oportunidades, independentemente de gênero. De acordo com a diretora da mulher da Fisenge, Simone Baía, a campanha representa um importante espaço público participativo.

“Nós, mulheres, passamos por inúmeras violências simbólicas como piadas e comentários machistas nos locais de trabalho e nas ruas. O combate ao machismo deve ser uma prática cotidiana de homens e mulheres, afinal essa é uma disputa de modelo de sociedade”, afirmou.

Embora maioria da população brasileira, as mulheres ainda recebem 28% a menos nos salários, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Ao todo, a campanha na Fisenge mobilizou profissionais nos Estados do Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Santa Catarina.

“Esta iniciativa da Diretoria da Mulher representa mais um passo na luta da Fisenge por igualdade de direitos e oportunidades. O enfrentamento à desigualdade de gênero é uma questão de princípio e seguiremos de braços dados no combate às narrativas preconceituosas e às práticas machistas. Estamos juntos, homens e mulheres por uma sociedade justa e igualitária”, disse o presidente da Fisenge, Clovis Nascimento.

Acesse no site de origem: Engenheiros brasileiros se unem à campanha ElesPorElas da ONU Mulheres (ONU Brasil – 08/10/2015)