Escola pública de João Pessoa recebe projeto Justiça em Seu Bairro: Mulher Merece Respeito (TJPB – 11/06/2014)

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tharcilla Barbosa da Franca, no Bairro do Grotão, em João Pessoa, tiveram a oportunidade de ouvir explicações sobre a violência doméstica, através do projeto “Justiça em seu bairro: Mulher Merece Respeito”, do Tribunal de Justiça da Paraíba. O encontro ocorreu na noite desta terça-feira (10), e reuniu políticos, secretários, diretores, professores e mães de estudantes.

A juíza Rita de Cássia Andrade, titular da Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital, abriu os trabalhos e proferiu palestra sobre o tema em questão, com foco na Lei Maria da Penha. Em seguida, abriu espaço para que os participantes pudessem tirar dúvidas acerca do tema.

O projeto já esteve em escolas, congregações religiosas, instituições de ensino, universidades e em diversos setores para conscientizar e esclarecer sobre a violência contra a mulher.
“Cada dia conquistamos parceiros e aumentamos a receptividade do projeto. Temos também recebido inúmeros convites de escolas do interior. O projeto vem ganhando dimensões e, o que é mais importante, a credibilidade da população”, afirmou a juíza Rita de Cassia.

A magistrada revelou que tem sido constante os pedidos para que o projeto alcance o interior do estado, principalmente, aqueles municípios que apresentam índices altos de violência contra a mulher e que não possuem Delegacia da Mulher. “Hoje, todos os trabalhos da rede de violência têm esse perfil, ou seja, ações voltadas para o interior. Portanto, será uma tendência natural”, afirmou a magistrada.

Ela revelou também que muitas mulheres já denunciaram os agressores por conta das palestras. “Para nós, isso é muito importante, pois vemos que estamos fazendo um trabalho que tem alcançado resultados”, avaliou.

A vereadora Eliza Virginio, da Capital, enalteceu, durante o evento, a importância do projeto Justiça em Seu Bairro; Mulher Merece Respeito, do Poder Judiciário. ”Pela primeira vez na sua história, o Tribunal de Justiça da Paraíba saí de quatro paredes e vai aos bairros, divulgar os direitos das mulheres e orientá-las sobre onde buscar ajuda e apoio”, ressaltou.
A deputada estadual Daniella Ribeiro, também presente ao evento, defendeu a ampliação do projeto para outros municípios para que todos que se interessar possam receber os conhecimentos aprofundados da Lei Maria da Penha. “É importante que as mulheres saibam sobre as leis que estão em sua defesa”, enfatizou.

A diretora geral da Escola, professora Kadydja Menezes, louvou a iniciativa do Tribunal de Justiça pelo projeto e disse que a parceria é muito importante para a escola, principalmente, por estar localizada no Grotão, um dos bairros mais violentos da Capital. “A iniciativa, além de ser um trabalho pedagógico, também esclarece sobre a prevenção e informa como e aonde buscar ajuda em caso de violência”, declarou

O vereador Benilton Lucena, que também participou da audiência, revelou que a violência contra a mulher está crescendo e que a tentativa de dar um basta é muito importante. “De cada 100 mil mulheres na Paraíba, cerca de seis por cento são vítimas de violência doméstica e familiar. Isso revela uma triste realidade em que, homens se sentindo donos das mulheres, subjugam a sua capacidade e o seu direito de igualdada”, afirmou.

Por Clélia Toscano

Acesse no site de origem: Alunos da Escola Municipal Tharcilla Barbosa participam do projeto Justiça em Seu Bairro: Mulher Merece Respeito (TJPB – 11/06/2014)