Evento online discute violência contra a mulher (CFP – 20/6/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Papel dos profissionais da Psicologia em relação ao tema será foco da atividade, que acontece na próxima sexta

Na próxima sexta (24), às 17h, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) promove o debate online “Violência contra a mulher e o papel dos profissionais da Psicologia”. A mesa tem como proposta debater a violência contra a mulher no Brasil e como psicólogas e psicólogos podem e devem atuar neste enfrentamento. Serão abordados temas como incidência da violência, lei Maria da Penha, notificação compulsória e sua diferença em relação à comunicação externa (denúncia), acolhimento e referência à rede, entre outros assuntos.

20160620-violencia-contra-mulherParticipam do debate Valeska Zanello, professora da Universidade de Brasília (UnB) e representante do CFP no Conselho Nacional de Direitos da Mulher (CNDM); Ben-Hur Viza, juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e coordenador do Centro Judiciário da Mulher; Thiago Pierobom, promotor do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) e coordenador do Núcleo de Gênero Pró-Mulher, e Miriam Pondaag, psicóloga da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social do Governo de Brasília (Sedest) e ex-coordenadora da Casa da Mulher Brasileira do DF.

“A expectativa do debate é trazer para a nossa categoria o conhecimento e a discussão sobre as leis e políticas públicas existentes no combate à violência contra a mulher (muitas das quais desconhecemos, pois infelizmente não aprendemos no curso de graduação), bem como os sistemas de amparo a ela, cuja referência precisamos e devemos fazer em nossa prática profissional, em vários âmbitos, da clínica particular aos serviços público de atendimento e assistência”, afirma Valeska Zanello, que mediará a mesa.

Ao final da atividade, será lançado o vídeo “Violência contra as mulheres: o que os profissionais de saúde têm a ver com isso?”, realizado pelo CFP com vistas a sensibilizar profissionais da área sobre a questão.

Violência contra a mulher no Brasil

Dados do Mapa da Violência de 2015 mostram que entre 2003 e 2013, o número de vítimas de homicídio do sexo feminino passou de 3.937 para 4.762; um aumento de 21% na década. O país tem taxa de 4,8 homicídios por cada 100 mil mulheres, a quinta maior do mundo em um ranking com 83 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Mapa mostra ainda que, em 2014, o Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu a 23.630 mulheres vítimas de violência sexual. Dados da Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180 (serviço da Secretaria de Políticas para Mulheres), registrou em 2015 cerca de 10 casos de violência sexual por dia, com um aumento de 165,27% no número de estupros em relação ao levantamento anterior, computando a média de oito estupros por dia, um a cada três horas.

Debate online “Violência contra a mulher e o papel dos profissionais da Psicologia”

Horário: 17h

Link de transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=rcSLjM9jolk

Perguntas podem ser enviadas para o e-mail [email protected] ou via redes sociais, por meio da hashtag #PapoPsi.

Acesse no site de origem: Evento online discute violência contra a mulher (CFP – 20/6/2016)