Evento pelo fim da violência contra mulheres é realizado em Valadares (G1/Vales de Minas Gerais – 19/03/2014)

Conselho vai prestar orientação jurídica na Praça dos Pioneiros nesta quinta. Mulheres que comparecerem ao local serão orientadas gratuitamente

Clique na imagem para assistir à reportagem

Clique na imagem para assistir à reportagem

Nesta quinta-feira (20), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, vai tirar dúvidas sobre os serviços da Previdência Social e prestar orientação jurídica na Praça dos Pioneiros.

No local estarão equipes de advogados voluntários e profissionais do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que vão prestar atendimentos das 16 às 19h. As mulheres que comparecerem ao local serão orientadas gratuitamente sobre direitos não acessados ou violados e benefícios muitas vezes desconhecidos pelo público feminino.

A vice-presidente do CMDM, Tânia Storck, informou que um abaixo-assinado em favor da implantação da Vara Especializada da Mulher é realizado a partir de dados de 2013 registrados e enviados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde e da Polícia Militar.

“Durante todo o mês de março estão sendo colhidas assinaturas em um abaixo-assinado que solicita providências às autoridades. O abaixo-assinado pode ser encontrado nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município, de saúde (UBS), escolas, hospitais, igrejas e estará disponível também na Praça dos Pioneiros, nesta quinta, e na Câmara Municipal, no dia 28”, diz Tânia Storck.

Desde 2014, 90 casos de violência física e sexual foram registrados em Valadares. Em 2014, apenas no primeiro dia do ano, duas mulheres foram assassinadas na cidade.
“É de suma importância que providências sejam tomadas para a implantação da Vara Especializada da Mulher em Valadares para garantirmos seus direitos e fortalecer a rede de prevenção e proteção aos direitos humanos das mulheres”, destaca Storck.

Diego Souza
Do G1 Vales de Minas Gerais

Acesse no site de origem: Evento pelo fim da violência contra mulheres é realizado em Valadares (G1/Vales de Minas Gerais – 19/03/2014)