Fórum Criminal de Rio Branco promove atividades da ‘3ª Semana pela Paz no Lar’ (TJAC – 04/12/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Palestras e audiências de retratação e instrução foram algumas das ações realizadas na quinta-feira (3).

“O melhor lugar para estar é em casa. Por isso, paz no lar é essencial”, afirmou a juíza de Direito Ana Paula Saboya, na manhã de quinta-feira (3), no Fórum Criminal Desembargador Lourival Marques de Oliveira, durante mais uma ação alusiva à 3ª Semana pela Paz no Lar no âmbito do Poder Judiciário Acreano.
Iniciando as atividades, foram entregues às mulheres presentes mudas de plantas, pelas mãos dos magistrados que, em um esforço conjunto, realizaram o mutirão das audiências dos casos de violência doméstica.

audiencias_retratacao_tjac_11

Justiça pela paz em casa: palestras promovem conscientização sobre direitos das mulheres (Foto: TJAC)

O gesto demonstrou a necessidade de se cultivar, igual o cultivo daquelas mudas, a paz dentro dos lares. “É inadmissível bater em mulher. É preciso que vivamos em paz, para tanto deve ocorrer uma transformação e se cultivar dentro dos lares a compreensão mútua e o respeito”, afirmou a juíza Ana Paula Saboya para as mulheres e homens que estavam presentes para a realização das audiências de retratação.

Em seguida, os presentes participaram de duas palestras, uma ministrada psicóloga da Vara de Proteção à Mulher, Cleudina Gomes, que debateu as questões da violência doméstica, aspectos psicológicos, e as medidas protetivas e a segunda conduzida por representantes da casa Rosa Mulher que apresentaram os serviços, cursos e a assistência que a Casa Rosa Mulher fornece as mulheres que sofrem violência.

Durante a manhã, também foram realizadas audiências de instrução, Júri Popular de um caso de tentativa de homicídio, e as audiências de retratação, momento em que a mulher ofendida pode apresentar, perante o juiz, caso seja sua vontade, a renúncia à representação criminal contra seu ofensor.

Estiveram presentes nas atividades os juízes de Direito Maha Manasfi, Ana Paula e Edinaldo Muniz, além de assessores, colaboradores e populares. Todos dispostos a somar esforços para ajudar na construção da justiça, cidadania e paz dentro dos lares das famílias acreanas.

“Justiça pela Paz em Casa”

Em decorrência da campanha Nacional lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o Poder Judiciário Acreano promove, durante toda esta semana (iniciada no dia 30 de novembro com encerramento marcado para esta sexta-feira, dia 04 de dezembro, a “3ª Semana pela Paz no Lar”, buscando conscientizar com o fim da violência doméstica e agilizar os julgamentos e audiências de casos de violência doméstica.

Idealizada inicialmente pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia, no âmbito do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Campanha tem o objetivo de sensibilizar a sociedade pelo fim da violência doméstica e familiar praticada contra as mulheres e acelerar o julgamento de crimes relacionados às agressões de gênero.

Na Comarca de Rio Branco, o mutirão de atividades iniciou no dia 23 de novembro com um Júri Popular realizado na Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO).

Acesse no site de origem: Fórum Criminal de Rio Branco promove atividades da ‘3ª Semana pela Paz no Lar’ (TJAC – 04/12/2015)