Fundo ELAS lança campanha pelos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher em parceria com Instituto Avon

O Fundo ELAS e o Instituto Avon lançam campanha nacional pelo fim da violência contra a mulher. É a campanha 16 dias de ativismo, que tem início todo dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, e término no dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos. Atividades presenciais e ativismo on line marcarão as ações.
Neste ano, o desafio do Instituto Avon é tornar o enfrentamento à violência contra as mulheres um hábito. Para isso, propõe a mobilização de toda a sociedade no reconhecimento das violências invisíveis. “Quanto mais “invisível” for a violência, mais difícil dela ser identificada e mais prejudiciais e profundos são os danos causados por ela. Não podemos partir da premissa de que apenas apontar o erro já é suficiente para provocar uma mudança de comportamento”, afirma Mafoane Odara.

Neste período, mais de 100 ações estão programadas em todo o Brasil para promover o engajamento de mais pessoas em favor da causa. Como destaque para estimular a discussão aberta sobre os temas que envolvem o enfrentamento à violência contra a mulher, o Instituto Avon promove ainda em São Paulo, no Masp, no dia 07 de dezembro, a 4ª edição do Fórum Fale sem Medo.

Grupos apoiados pelo Fundo ELAS também participam da campanha

O Fundo ELAS é parceiro do Instituto Avon. Desde sua criação, apoia projetos de grupos de mulheres voltados para o fim da violência contra a mulher. Os trinta e três grupos apoiados pelo Fundo ELAS e pelo Instituto Avon em 2016 promovem uma agenda conjunta com atividades que buscam discutir, informar e conscientizar mulheres e homens sobre a violência contra a mulher, além de mobilizar todas e todos para o seu enfrentamento.

A parceira entre as duas instituições virou um case de sucesso internacional promovido pela Business For Social Responsability (BSR) em colaboração com a International Center for Research on Women (ICRW) e a Win Win Coalition.

Rodas de conversa, intervenções urbanas, lançamentos de publicações, espetáculos, seminários e atos públicos integram a programação conjunta da campanha, que se espalha por todo o país. A programação completa pode ser encontrada neste link: http://www.fundosocialelas.org/falesemmedo/