Gestores escolares são capacitados para identificar violência doméstica (TJRO – 09/03/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O Poder Judiciário pretende contar com mais aliados no combate à violência doméstica, ao capacitar gestores escolares para auxiliar na identificação e intervenção de casos no próprio ambiente escolar. A capacitação, iniciada nesta quarta-feira, dia 9 de março, no teatro Banzeiro, é a primeira oficina do projeto Caminhos, ministrada pela psicóloga Mariângela Onofre e pela assistente social Aline Sarges, profissionais do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, como forma de mobilizar educadores, orientadores, supervisores, psicólogos e diretores da rede municipal de ensino na promoção da paz em casa.

Leia também: Palestra sobre relações familiares inicia Semana da Paz em Casa no TJRO (TJRO – 07/03/2016)

edofgestAo todo 25 gestores serão capacitados para tornar a lei a Lei 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, cada vez mais conhecida, promovendo mudanças de atitude e postura sobre intervenções familiares nos casos de violência doméstica contra a mulher.

“É necessário uma melhor compreensão da legislação e dos fenômenos da violência para que todos colaborem em estratégias efetivas de intervenção, sobretudo porque esses fatos exercem enorme influência no ambiente escolar, explica o coordenador de mulheres do Tribunal de Justiça”, o juiz Álvaro Kalix Ferro.

A oficina, que vai até quinta-feira, dia 10, é mais uma atividade do Mês da Mulher, promovida pelo Poder Judiciário de Rondônia, como forma de conscientizar a sociedade sobre os direitos e garantias constitucionais das mulheres. Para o presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha, as atividades da programação estão em consonância com que o próprio Conselho Nacional de Justiça propõe: a divulgação de contribuições do Judiciário para os avanços sociais das mulheres.

Semana pela paz em Casa

A oficina acontece também na semana dedicada aos julgamentos de casos de violência contra a mulher, na campanha “Justiça Pela Paz em casa”, proposta pelo STF e abraçada pelo TJRO.

Em todas as comarcas estão ocorrendo audiências desse tipo, para dar maior agilidade e resolução aos casos de violência doméstica e familiar contra mulher.

Assessoria de Comunicação Institucional

Acesse no site de origem: Gestores escolares são capacitados para identificar violência doméstica (TJRO – 09/03/2016)