Governo do Amazonas amplia atuação do Projeto Ronda Maria da Penha na zona norte de Manaus (Gov/AM – 05/05/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Com o intuito de reduzir os índices de crimes contra a mulher, o Governo do Amazonas ampliou a atuação do projeto Ronda Maria da Penha para o bairro Cidade de Deus, na zona norte da capital. O lançamento do projeto na área foi realizado nesta terça-feira, 5 de maio, no auditório da 13ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), localizada na avenida Nossa Senhora da Conceição, bairro Cidade de Deus.

O projeto foi lançado em setembro do ano passado no bairro Novo Aleixo e adjacências, zona norte de Manaus, e tem o objetivo de proteger as vítimas da violência doméstica, que solicitarem da justiça medida protetiva estabelecida na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06).

Entre os meses de setembro de 2014 e abril deste ano, o projeto realizou 1.169 visitas em lares e atendeu cerca de 154 vítimas (Foto: Roberto Carlos/ SECOM)

Entre os meses de setembro de 2014 e abril deste ano, o projeto realizou 1.169 visitas em lares e atendeu cerca de 154 vítimas (Foto: Roberto Carlos/ SECOM)

 

O projeto acompanha as vítimas que solicitam medidas protetivas oferecendo apoio psicossocial e visitas às casas para verificar se o agressor retornou ou não à residência da vítima. Entre os meses de setembro de 2014 e abril deste ano, o projeto realizou 1.169 visitas em lares e atendeu cerca de 154 vítimas.

O trabalho no bairro Cidade de Deus vai contar com o apoio das lideranças comunitárias, professores e diretores de escolas para fortalecer o combate aos crimes contra a mulher. Conforme a comandante do projeto Ronda Maria da Penha, capitã Adriana Sales Gomes, será fundamental esse suporte da comunidade para o êxito do projeto no bairro.

“Resolvemos entrar para o bairro Cidade de Deus devido aos altos índices de violência doméstica que existe nesse bairro para tentar combater os crimes. Contamos com esse apoio das lideranças comunitárias e dos moradores da área para termos sucesso com esse trabalho na zona leste”.

Índices elevados – Segundo a delegada Débora Mafra, do anexo da Delegacia Especializada em Crimes contra a mulher no bairro Cidade de Deus, o local registra um dos maiores índices de violência praticado contra as mulheres na cidade de Manaus. “Temos uma alto registro de crimes, entre eles o de ameaça, lesão corporal e vias de fato. E esse projeto chegou em bom momento para colaborar com a delegacia da Mulher no sentido de dar prosseguimento aos inquéritos”.

Atualmente, o Ronda Maria da Penha atua na área da 27ª CICOM – abrangendo os bairros Amazonino Mendes II e Novo Aleixo. No bairro Cidade de Deus, uma viatura e nove policiais militares estarão desenvolvendo o projeto na comunidade. O telefone do Ronda Maria da Penha é: 8855-0854.

Acesse no site de origem: Governo do Amazonas amplia atuação do Projeto Ronda Maria da Penha na zona norte de Manaus (Gov/AM – 05/05/2015)