Governo do Mato Grosso dá início a programa de qualificação para mulheres (Gov/MT – 25/04/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Programa prevê a qualificação profissional de mil mulheres já no primeiro ano

O governador em exercício, Guilherme Maluf, assinou a autorização para que a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social dê início à formulação do Programa Mulheres em Rede, que prevê a qualificação profissional de mulheres que estão em situação de vulnerabilidade. A previsão é que mil mulheres sejam qualificadas já no primeiro ano.

“Trata-se de capacitação de mulheres de Cuiabá e Várzea Grande. A ideia é que elas possam gerar renda e, além disso, também teremos um programa de crédito para que elas se tornem microempreendedoras. Em momento em que o desemprego cresce tanto diante da crise econômica, precisamos criar oportunidades de crescimento”, afirmou Maluf.

O secretário de Trabalho e Assistência Social, Valdiney Arruda, deu os prazos para o início do programa. “O projeto será desenvolvido pelos próximos seis meses. Em junho fecharemos o programa e a previsão é que em agosto já comecem as primeiras turmas”.

O plano é que as mulheres passem por uma triagem, antes do início das turmas. “Elas passarão por uma triagem em que identificarão seu perfil e suas afinidades. O Mulheres em Rede virá para gerar trabalho e renda e desenvolver o instinto de empreendedorismo. Outro ponto importante é possibilidade de crédito social, como fonte de fortalecimento dessas mulheres na sociedade”, explicou o secretário.

Os recursos previstos para o desenvolvimento do programa serão uma parceria entre Governo Estadual e Assembleia Legislativa. O legislativo deverá destinar R$ 800 mil, por meio de repatriação de recursos, e a administração estadual dará aporte no mesmo valor.

Euziany Teodoro

Acesse no site de origem: Governo dá início a programa de qualificação para mulheres (Gov/MT – 25/04/2016)