Governo do MS inaugura Delegacia da Mulher em Tangará da Serra (Governo do MT – 14/05/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A 6ª Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, da Polícia Judiciária Civil, será inaugurada pelo governador Pedro Taques nesta sexta-feira (15.05), no município de Tangará da Serra (239 km ao Médio-Norte). O prédio foi cedido pelo Ministério Público Estadual, em atendimento à reivindicação da sociedade diante do crescimento dos casos de violência contra mulher e familiar na região. A inauguração será às 15h30.

A assinatura do termo de cessão de uso do imóvel ocorreu no dia 10 de abril entre o governador, o Procurador Geral do Estado, Paulo Prado, e o secretário de Estado de Segurança Pública, Mauro Zaque.

O delegado Regional de Tangará da Serra, Alexandre Moraes Franco, informou que o prédio tem ótimas instalações, com oito salas mobiliadas, e excelente localização, no centro da cidade. “É uma delegacia sensível que atenderá a um público vulnerável, de mulheres, crianças e idosos. Estamos trabalhando para montar também uma brinquedoteca para acolher as crianças vítimas de todo tipo de violência”, disse o delegado.

Para a inauguração da Delegacia da Mulher foram investidos R$ 9 mil em pintura, pequenos reparos no piso, fachada de identificação e limpeza do terreno. Os recursos são oriundos da Segurança Pública e do Conselho de Segurança de Tangará da Serra.

No Estado de Mato Grosso, a Polícia Judiciária Civil tem cinco Delegacias da Mulher em funcionamento nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis e Barra do Garças. A Delegada da Mulher de Tangará da Serra é a sexta a entrar em atividade e há projeto para atender a população de Sinop com a instalação de uma unidade de Defesa da Mulher.

A Delegacia Especializada de Defesa da Mulher está situada na Avenida Brasil, esquina com a Avenida 28, numero 62E, centro de Tangará da Serra.

Estatística

Dados da Seção de Estatística da Polícia Judiciária Civil referentes ao ano de 2014 apontam os registros de 394 ocorrências envolvendo vítimas do sexo feminino no município de Tangará da Serra. Até abril de 2015 já foram registrados 154 casos de violência contra a mulher.

A delegada Liliane Diogo Soares será a titular da Delegacia juntamente com seis investigadores e quatro escrivães. De acordo com a delegada, mensalmente são enviados à Justiça cerca de 50 inquéritos policiais de crimes cometido contra mulheres, crianças e adolescentes do sexo feminino. “Os maiores índices de crimes são de ameaça e lesão corporal, quando a vítima é mulher adulta. E no caso da criança é o abuso sexual”, declarou.

Luciene Oliveira
Assessoria/PJC-MT

Acesse no site de origem: Governo do MS inaugura Delegacia da Mulher em Tangará da Serra (Governo do MT – 14/05/2015)