Governo do Piauí cria Delegacia de Feminicídio para atender vítimas de crimes motivados pela violência contra a mulher (Gov/PI – 28/05/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Com o objetivo de oferecer apoio às mulheres vítimas de crimes sexuais, o Governo do Estado está ampliando ações junto à Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres (CEPM). Dentre as ações executadas, está a criação de um Núcleo de Atendimento, na Central de Flagrantes, para atender todos os flagrantes relacionados a crimes motivados pela violência contra a mulher e a implementação da primeira Delegacia de Feminicídio do Brasil.

Governo presta apoio a vítimas de violência em Castelo do Piauí (Foto:Letícia Rodrigues Sá)

Governo presta apoio a vítimas de violência em Castelo do Piauí (Foto:Letícia Rodrigues Sá)

Para a vice-governadora, Margarete Coelho, autora do projeto de lei que cria a CEPM, a criação do núcleo, que funciona em regime de plantão, é de extrema importância. “Precisamos ver a mulher sob o aspecto multifacetado das suas necessidades e ter políticas voltadas para ela na Secretaria da Educação, Segurança, Saúde e Ação Social”, explica Margarete.

Veja também:
Vice-governadora do Piauí fala sobre casos de violência contra mulheres no estado (PITV – 28/05/2015)
Quatro adolescentes são estupradas e espancadas no interior do Piauí (Agência Brasil – 28/05/2015)

A vice-governadora lamenta o caso ocorrido, na última quarta-feira (27), em Castelo do Piauí, em que quatro adolescentes foram vítimas de violência sexual e tentativa de homicídio. “A mulher é sempre vista como culpada quando crimes como esse acontecem. Temos que dar o tratamento que essas meninas precisam, elas são vítimas e é como vítimas que elas merecem ser tratadas”, comenta.

O Governo do Estado está empenhado em esclarecer o ocorrido e oferecer apoio às vítimas. Para isso, está prestando assistência social e psicológica às vítimas e familiares, através da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), que destacou uma equipe de assistentes sociais para cuidar do caso.

A subsecretária da Segurança, Eugênia Villa, também está empenhada em solucionar o caso. Eugênia acompanha a vice-governadora em reunião com peritos, médicos e assistentes sociais; para definir as linhas de investigação do caso.

A Secretaria da Segurança está investigando o crime junto com a Polícia Militar (PM), que faz as diligências. O gerente de Policiamento do Interior, delegado Willame Moraes, já está no município, juntamente com três equipes da PM, para dar celeridade à resolução do caso.

Celina Honório e Letícia Rodrigues

Acesse no site de origem: Governo  do Piauí cria Delegacia de Feminicídio para atender vítimas de crimes motivados pela violência contra a mulher (Gov/PI – 28/05/2015)