Grande Recife lança campanha para enfrentar o assédio sexual (Folha PE – 31/08/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Iniciativa prevê a fixação de três mil cartazes em ônibus e terminais até 14 de setembro

Os ônibus que compõem a frota do sistema de transporte de passageiros do Grande Recife recebem uma campanha para alertar a população sobre o assédio sexual nos coletivos. Os três mil cartazes, que também serão distribuídos em escolas e empresas, serão fixados nos coletivos e terminais até o dia 14 de setembro. Trabalhadores do transporte também serão capacitados.

A ação faz parte da campanha idealizada pelo Comitê de Combate ao Assédio Sexual no Sistema de Transporte Público e pretende incentivar mulheres vítimas de importunação ofensiva ao pudor ou, até mesmo, estupro tentado e ou consumado a efetuarem denúncias pela Ouvidoria das Mulheres/Cidadã Pernambucana (0800.281.8187).

Faz parte da Campanha de Enfrentamento ao Assédio Sexual no transporte público a capacitação de aproximadamente 12 mil motoristas, fiscais, cobradores e cobradoras. A capacitação ficará a cargo da Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), em parceria com a Secretaria das Cidades, por meio do Grande Recife Consórcio de Transporte e Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Urbana-PE).

Ao entrar em contato com a Central Cidadã Pernambucana, é importante informar as características físicas e vestimenta do agressor, linha e número de ordem do ônibus (numeração geralmente com três dígitos), data e horário em que ocorreu o fato e as imediações em que o transporte passava no momento do assédio.

Todos os atendimentos registrados na Central serão acompanhados pela equipe técnica da Ouvidoria das Mulheres, que irá encaminhar uma solicitação de reserva das imagens das câmeras de segurança do ônibus na data e horário informado. O material pode servir como prova e ficará à disposição da Polícia Civil, sendo necessária abertura de inquérito através do registro de Boletim de Ocorrência.

Paralelamente à fixação dos cartazes e capacitação dos operadores do sistema, a Secretaria de Defesa Social, através da Chefia de Polícia, enviou documento para todas as delegacias para que as mesmas efetuem a lavratura do Boletim de Ocorrência e todos os demais procedimentos necessários à conclusão do inquérito policial.

Além das secretarias estaduais das Cidades, por meio do Grande Recife Consórcio, Mulher e Defesa Social, também participam da campanha o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Urbana-PE), Frente de Luta pelo Transporte/Movimento Mulher e Sindicato dos Rodoviários.

Acesse no site de origem: Grande Recife lança campanha para enfrentar o assédio sexual (Folha PE – 31/08/2016)