Guarda Municipal promove capacitação para a Patrulha Maria da Penha (Pref. de Curitiba – 17/09/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Começou nessa quarta-feira (16) um curso de capacitação de agentes da Guarda Municipal que poderão trabalhar na Patrulha Maria da Penha. O curso, que vai até a próxima segunda-feira (21), está sendo realizado no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, na Vila Guaíra.

Nessa quarta-feira, as palestras foram proferidas pela assessora técnica da Secretaria Municipal da Mulher, Marisa Mendes, que falou sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, pela delegada da Mulher, Ana Carolina Hass de Miranda Castro e por Sandra Lia Bazzo Barwinski, da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero (CEVIGE) da Ordem dos Advogados da OAB-PR, que falou sobre a Lei Maria da Penha.

Começou nessa quarta-feira (16) um curso de capacitação de agentes da Guarda Municipal que poderão trabalhar na Patrulha Maria da Penha  (Foto: Divulgação)

Começou nessa quarta-feira (16) um curso de capacitação de agentes da Guarda Municipal que poderão trabalhar na Patrulha Maria da Penha (Foto: Divulgação)

Uma das frequentadora do curso, a guarda municipal Jussara Ramos, que trabalha há 10 anos na corporação, disse que está fazendo a capacitação porque deseja fazer parte da Patrulha Maria da Penha. Atualmente ela trabalha na Unidade de Saúde da Praça Ouvidor Pardinho e faz atendimento à comunidade. “O curso está sendo bem interessante. Tem muita coisa que eu não conhecia, por exemplo, não entendia como funcionava medida protetiva de afastamento do agressor, que ele pode ser preso se descumpri-la. E assim como eu, tem muita gente que ainda desconhece a lei. Por isso são importantes essas capacitações que a Prefeitura promove. É bom para esclarecer, principalmente quem pretende trabalhar com a patrulha, como é o meu caso”, conta.

O guarda municipal Ademir Costa, há 10 anos na corporação, está bastante interessado no curso e disse que também pretende integrar a Patrulha Maria da Penha. Considera o trabalho dos agentes da patrulha muito importante para proteger a vida da mulher vítima de violência. “Sei que não é uma tarefa fácil, mas é um serviço diferenciado e muito reconhecido pela população e principalmente pelas mulheres. E esta capacitação, além de me preparar, vai orientar melhor minha decisão. Por outro lado, é bom estar bem preparado para saber como agir em situações tão delicadas como o ambiente familiar”, disse Costa, que atualmente trabalha no Portal do Futuro do Boqueirão.

Também são palestrantes do curso Ana Carolina Hass de Miranda Castro, delegada da Mulher; Sandra Lia Bazzo Barwinski, da Ordem dos Advogados do Brasil; Maria Letícia Fagundes, médica perita do Instituto Médico Legal, Mariana Seifer Bazzo, promotora do Ministério Público do Paraná; Luciane Bortoleto, juíza do Tribunal de Justiça do Paraná; Zeito Dalla Villa, supervisor da Guarda Municipal; Cleusa Pereira, inspetora da Guarda Municipal e coordenadora da Patrulha Maria da Penha, os guardas municipais, Márcia Zerger e Anderson Arthur Cardoso e a tenente Luci Belão, da Secretaria Municipal da Mulher.

Acesse no site de São Paulo: Guarda Municipal promove capacitação para a Patrulha Maria da Penha (Pref. de Curitiba – 17/09/2015)