Guardas são homenageados em evento pelos Direitos Humanos (Pref. SJC – 10/12/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Três Guardas Civis Municipais receberam diploma de honra ao mérito por participar da prisão de um indivíduo que praticou violência contra mulher. A homenagem ocorreu nesta quinta-feira (10) durante uma cerimônia pelo Dia Internacional de Declaração dos Direitos Humanos, realizada pela Secretaria de Promoção da Cidadania, no Centro da Juventude, região sul de São José dos Campos.

A ocorrência atendida pelos guardas foi no bairro Eugênio de Melo (leste), no dia 14 de outubro. O guarda 2ª Classe Acácio Alexandre dos Santos estava de folga, quando se deparou com uma mulher desesperada tentando trancar o portão de uma residência. Ao questioná-la, foi informado que o genro dela estava dentro da casa e com uma faca ameaçava matar a esposa. O guarda pediu reforço e conseguiu convencer o acusado a se entregar.

Os guardas receberam diploma de honra ao mérito por participar da prisão de um indivíduo que praticou violência contra mulher

Os guardas receberam diploma de honra ao mérito por participar da prisão de um indivíduo que praticou violência contra mulher

“Estou à frente de uma corporação formada por profissionais capacitados e competentes. Nossa cidade pode contar sempre com o apoio da Guarda Civil Municipal, que tem o compromisso com a preservação da vida. Só tenho a agradecer”, afirmou a comandante da GCM, Maria dos Milagres Araújo de Farias, presente no evento.

Para o GCM Acácio, o reconhecimento vindo por meio de uma homenagem é de grande valia e incentivo para o trabalho dele e dos colegas. “Ver o alívio da vítima me deu a sensação de dever cumprido”, disse ele, que recebeu a homenagem acompanhado do guarda Classe Distinta Clézio Gonzaga Maia, e do guarda 2ª Classe Thiago William Machado.

Também foi citada a presença da corporação em ocorrência no dia 12 de novembro, quando dois guardas, em patrulhamento no bairro Campo dos Alemães (região sul), efetuaram a prisão de um homem que havia agredido a esposa, grávida de sete meses. O indivíduo foi identificado pelos guardas por meio de denúncia, que apontou as características do agressor.

A Guarda Civil Municipal faz parte da Rede de Serviços e Cuidados às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, que teve início em 2013, quando a Prefeitura fez a adesão do município ao Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher que integra a Campanha Compromisso Atitude Lei Maria da Penha – A Lei é mais forte.

Todos os casos de denúncias ou flagrantes contra a mulher, atendidos pela GCM, são encaminhados para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e os atendimentos emergenciais levados para os hospitais e Pronto Socorro da cidade.

Curso

A Guarda Civil Municipal de São José dos Campos participou do Curso de Formação, Informação e Troca de Experiências da Rede de Serviços e Cuidados às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, encerrado nesta quinta-feira (10), durante o evento pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos.

O curso foi realizado em várias regiões da cidade, unindo poder público e sociedade civil para discutir as formas de violência contra a mulher e a importância da notificação, realizando ações de formação em toda a cidade.

Acesse no site de origem: Guardas são homenageados em evento pelos Direitos Humanos (Pref. SJC – 10/12/2015)