II Fórum de Aplicabilidade da Lei Maria da Penha: Conquistas e perspectivas em 08 anos de promulgação – MA, 07/08/2014

II Fórum de Aplicabilidade da Lei Maria da Penha: Conquistas e perspectivas em 08 anos de promulgação.

Dia: 07 de Agosto de 2014

Local: Auditório da OAB localizado à Rua Dr. Pedro Emanoel de Oliveira, Nº01 – Calhau São Luís, MA

Horário: Matutino e Vespertino

Objetivos:

  • Avaliar a aplicabilidade Lei Maria da Penha enumerando suas conquistas e perspectivas no âmbito dos serviços de atendimento no município de São Luis.
  • Capacitar os profissionais a rede de enfrentamento à mulher vítima de violência integrante da rede amiga da mulher, lideranças dos diversos movimentos de mulheres e conselheiras dos conselhos municipais da cidade de São Luis;
  • Socializar experiências exitosas quanto  à aplicabilidade de ações de enfrentamento a violência contra as mulheres no Estado do Maranhão;
  • Socializar trabalhos de pesquisa acadêmicos na área das políticas públicas de enfrentamento á violência contra as mulheres.

Realização: Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luis, Rede Amiga da Mulher e Conselho Municipal da Condição Feminina.

 

PROGRAMAÇÃO:

8horas Solenidade de Abertura:

8horas30min às 10h: Mesa Redonda: Apresentação de Dissertações sobre as Políticas Públicas de enfrentamento a violência contra as mulheres no Ministério Público e Tribunal de Justiça.

Expositores: Pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão

Coordenação dos trabalhos: Silvia Leite- Assistente Social, Membro do colegiado da Rede Amiga e Conselho Estadual da Mulher.

10h às 10h30min: Debate Plenária

 

10h30min às 11h30min: Mesa Redonda – Compartilhando Experiências dos Organismos de Política para as Mulheres na aplicabilidade da Lei Maria da Penha.

Expositores: representante dos Organismos de Política para as Mulheres do município de Caxias, Santa Rita e Imperatriz.

Coordenação dos trabalhos: Laurinda Maria de Carvalho Pinto- Pedagoga, Coordenadora Municipal da Mulher , Presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina e membro do Colegiado da Rede Amiga.

11h30 às 12h: Debate Plenária

 

12horas– Intervalo para o Almoço

 

14h ás 15h30: Mesa Redonda: A política pública para as mulheres e as ações de enfrentamento à violência de gênero: Pactuações , redes de serviços e de enfrentamento na aplicabilidade da Lei Maria da penha.

Expositores: Laurinda Maria de Carvalho Pinto – Coordenadora Municipal da Mulher

Kasume Tanaka – Representante da Rede Amiga da Mulher.

Coordenação dos trabalhos: Simone Cunha e Sousa- Diretora da Casa da Mulher , Conselheira do Conselho Municipal da Condição Feminina e Membro do Colegiado da Rede Amiga da Mulher.

15h30 às 16h30: Debate Plenária.

 

16h00  às 17h30mim– Mesa Redonda: Relato de Experiências:

  • Grupo Reflexivo de atendimento aos agressores da Vara Especial de Violência Doméstica  e Familiar contra Mulher.
  • Núcleo de Gênero da Secretaria Municipal da Educação.
  • Atendimento Humanizado às mulheres em situação de violência no Hospital Municipal de Emergência e Urgência Clementino Moura (Socorrão II).

Coordenação dos trabalhos: Vanessa Nathália A. da Silva – Assistente Social, Conselheira do Conselho Municipal da Condição Feminina e Membro do Colegiado da Rede Amiga da Mulher.

17h30 às 18H: Debate Plenária