Inaugurado posto de atendimento para mulheres vítimas de violência em Porto Alegre (Gov/RS – 07/05/2014)

Secretária de Políticas para as Mulheres, Ariane Leitão inaugurou posto de atendimento para mulheres vítimas de violência no Tudo Fácil (Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini)

Secretária de Políticas para as Mulheres, Ariane Leitão inaugurou posto de atendimento para mulheres vítimas de violência no Tudo Fácil (Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini)

O Governo do Estado iniciou nesta quarta-feira (7) as atividades do Serviço de Informação à Mulher (SIM), junto à Central de Serviços ao Cidadão TudoFácil, no Centro, em Porto Alegre. A iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) – em parceria com a Associação de Promotoras Legais Populares (PLP’s) – vai permitir que mais mulheres tenham acesso a informações referentes a seus direitos. O serviço conta ainda com apoio da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag) e da ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos.

Titular da SPM, Ariane Leitão explicou que o serviço oferecerá maior acesso das mulheres a informações referentes aos seus direitos e à toda rede de atendimento que o Governo do Estado oferece como forma de mostrar que a pauta das mulheres é prioridade e está no centro das ações do executivo estadual. “Sabemos que cerca 2,5 mil pessoas circulam pela unidade do Tudo Fácil e, aproximadamente, 70% sejam mulheres. Essas informações demonstram a importância de estarmos com as promotoras legais instalada aqui”.

Para o titular da Seplag, João Motta, a instalação do posto de atendimento às mulheres, soma-se ao trabalho diversificado que já é ofertado pelo Tudo Fácil. “Com profissionais qualificados, que já têm experiência e conhecem as políticas públicas para as mulheres, como as promotoras legais populares e as servidoras da SPM que acompanharão o trabalho, só temos a ganhar com mais qualidade aos nossos serviços”.

Serviço
O SIM tem como objetivo atuar na rede de enfrentamento e atendimento à mulher em situação de violência no estado do Rio Grande do Sul, levando informações às mulheres através da atuação na unidade da rede de serviços ao cidadão – TudoFácil Centro, no município de Porto Alegre.

O programa tem como meta criar mais uma porta de acesso à Rede Lilás, qualificando mais um local para que as mulheres possam receber informações sobre direitos e questões básicas de cidadania, prevenção da violência contra a mulher, além de ações educativas que buscam pautar questões relativas às mulheres.

Para atingir esses objetivos e atender o maior número de mulheres de todas as regiões de Porto Alegre e da região Metropolitana, a presidente da Associação das Promotoras Legais Populares, Mara Verlane do Canto, destaca que as PLP’s estão preparadas para oferecer conhecimento e informação sobre projetos de economia solidária que promovam sustentabilidade.

As promotoras também poderão encaminhar as mulheres em situação de violência para o Centro de Referência da Mulher Vânia Araújo Machado, que realizará o atendimento e o acompanhamento necessário junto à Rede Lilás do RS.

Local
O SIM está instalado no Tudo Fácil da Avenida Borges de Medeiros, nº 521, 2º andar, centro de Porto Alegre. Terá atendimento de segunda a sexta-feira das 7h30 às 19h30, o atendimento é gratuito.

Programa
É uma iniciativa realizada há vários anos pelas promotoras Legais Populares. No Tudo Fácil, as Promotoras Legais Populares realizarão um plantão de 12h diárias para acolher, atender, ouvir e orientar mulheres em situação de violência e vulnerabilidade, sobre os direitos de acesso à Justiça, à segurança, à saúde, à educação e etc.

Texto: Luana Mesa

Acesse no site de origem: Inaugurado posto de atendimento para mulheres vítimas de violência na Capital (Gov/RS – 07/05/2014)