Iniciativa do Gevid de combate à violência doméstica chega a Monte Alto (MPSP – 29/11/2016)

Projeto visa a orientar profissionais que atendem vítimas

Na última sexta-feira (25/11), o Teatro Municipal de Monte Alto foi palco de um evento organizado para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha. A ocasião serviu também para marcar a chegada à cidade do Projeto Instruir, ação do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (Gevid) que desembarca no município por iniciativa da promotora de Justiça Patrícia Gasparini, em parceria com a prefeitura.

Cerimônia de inauguração do Projeto Instruir em Monte AltoReunindo uma plateia de cerca de 200 pessoas, a cerimônia contou também com a presença dos promotores de Justiça Frederico Mellone de Camargo e João Henrique Ferreira Pozzer; da prefeita do município, Silvia Aparecida Meira; do presidente da Câmara Municipal, João Augusto Picolo; do presidente da subseção da OAB, Jeferson Iori; do representante da Polícia Militar, tenente Leonardo Frederico Tayar Lui; e da juíza Paula Aguiar Pizeta de Sanctis.

Em sua fala, Patrícia Gasparini destacou a importância do combate ao preconceito e ao machismo que ainda vigoram em nossa sociedade visando a construção de uma sociedade mais igualitária. “A voz feminina deve estar na mesma altura da masculina. Só assim, teremos uma verdadeira troca de ideias, e uma sociedade mais rica culturalmente, politicamente e economicamente, já que grandes soluções passam, antes, por grandes debates”. A promotora de Justiça ressaltou ainda a criação, pela Organização das Nações Unidas, do “Dia Laranja”, celebrado no dia 25 de cada mês para lembrar que o desenvolvimento de um país passa pela superação da violência doméstica.

O Projeto Instruir foi apresentado aos presentes por meio de apostilas e de vídeos. Entre outros objetivos, o programa busca orientar os profissionais que, em algum momento, poderão ter contato com a mulher vítima de violência, tanto do ponto de vista jurídico quanto psicológico, para que compreendam melhor a questão e realizem o atendimento da melhor maneira possível.

Núcleo de Comunicação Social

Acesse no site de origem: Iniciativa do Gevid de combate à violência doméstica chega a Monte Alto (MPSP – 29/11/2016)