Jaciara: exploração sexual é tema em palestra (TJMT – 07/04/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é 18 de Maio mas, por orientação da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), magistrados de diversas comarcas do Estado já estão promovendo ações alusivas à data. Atendendo a esse chamamento, o juiz da 2ª Vara da comarca de Jaciara (a 144 km de Cuiabá), Valter Fabricio Simioni da Silva, realizou uma palestra sobre o tema no dia 22 de março.

De acordo com o magistrado, a palestra foi direcionada aos professores da rede de ensino municipal, estadual e particular, com objetivo de sensibilizar e atualizar esses profissionais quanto aos direitos e deveres de cada cidadão visando combater esse tipo de crime. A exposição foi realizada no Centro de Eventos do município.

Valter Simioni apresentou dados estatísticos e enfatizou a necessidade dos professores ficarem atentos aos indícios de violência que as crianças e os adolescentes possam vir a manifestar. O magistrado esclareceu também os principais tipos penais de exploração e abuso sexual infantojuvenil. “Os professores são um elemento muito importante nessa causa, pois são os primeiros a terem contato diário e contínuo com esse público”, pontuou.

Para o juiz, a parceria com os profissionais da educação é gratificante. “É um sentimento de dever cumprido, não é fácil tratar de um tema tão delicado como este. A partir do momento em que esclarecemos, possibilitamos que possíveis vítimas sejam identificadas e que os agressores sejam responsabilizados criminalmente”, finalizou Valter Simioni.

Assessoria de Comunicação CGJ-MT

Acesse no site de origem: Jaciara: exploração sexual é tema em palestra (TJMT – 07/04/2016)