Joinville registrou, em 2015, 365 BOs de violência contra mulher por mês (G1/Santa Catarina – 13/09/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Neste ano, foram 13 homicídios contra mulheres na cidade; em 2015, 5. Apenas um terço dos boletins feitos na cidade segue para a Justiça

Em três dias, de domingo (11) a esta terça (13), três mulheres foram mortas em Joinville, no Norte catarinense. Em 2015, conforme o Jornal do Almoço desta terça (13), 4,4 mil casos de violência contra a mulher foram registrados, uma média de 365 casos por mês.

Clique para assistir à reportagem

Como mostrou a reportagem, dos boletins de ocorrência registrados na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami), apenas um terço segue para à Justiça. De janeiro a setembro deste ano foram registrados 13 homicídios contra mulheres, de acordo com a RBS TV. No ano passado foram 5, segundo a Secretaria de Segurança Pública.

No Núcleo de Extensão Maria da Penha da Associação Catarinense de Ensino (ACE) são atendidas em média cinco mulheres por semana, vitimas de violência doméstica. A violência começa muitas vezes com agressões verbais.

“Existem diversos tipos de violência contra a mulher que podem fazer com que a mulher possa registrar um boletim de ocorrência. Ela não precisa ser agredida fisicamente para registrar um boletim de ocorrência. O fato de ser ameaçada constantemente ou perseguida em alguma circustância já caracteriza a violência psicológica”, disse a professora Julia Melim Borges.

Ainda segundo a professora, muitas mulheres não levam a denúncia adiante por medo, mas há instrumentos jurídicos que podem ser utilizados. “Não existe uma medida efetiva, imediata, de urgência, que vá garantir uma segurança a essa mulher. Então tem que ser solicitada ao poder judiciário a proteção assim que identificada a situação de violência”, informou.

Acesse no site de origem: Joinville registrou, em 2015, 365 BOs de violência contra mulher por mês (G1/Santa Catarina – 13/09/2016)