Judiciário do Amapá realiza parceria com o Centro de Atendimento à Mulher e à Família de Santana (TJAP – 11/02/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O Judiciário do Amapá e o Centro de Atendimento à Mulher e à Família-CAMUF de Santana estreitaram as relações institucionais, durante a visita da coordenadora Adriana Duarte à Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Sueli Pini. Na oportunidade, foram entregues ao CAMUF cerca de 3 (três) mil folderes que serão utilizados nas atividades desenvolvidas pela Instituição.

Já conhecedora dos trabalhos desenvolvidos pelo Centro, principalmente no seu início ainda na Capital de Macapá, a Desembargadora Sueli Pini destacou a satisfação de poder contribuir na segunda unidade do CAMUF instalada no Estado.

 Judiciário do Amapá firma parceria para enfrentamento a violência contra a mulher (Foto: Adson Rodrigues)

Judiciário do Amapá firma parceria para enfrentamento a violência contra a mulher (Foto: Adson Rodrigues)

“O Centro é uma instituição diferenciada, pois atua em várias frentes com a mulher em situação vulnerável e sua família, o que é importante para estender essa múltipla assistência não apenas para essa mulher fragilizada, mas, também para seus filhos que sofrem juntos, para o companheiro e para o entorno de onde ela vive. Essa proposta é louvada e queremos cooperar no que for possível. Os folderes são materiais informativos necessários para a divulgação do trabalho, mas queremos também contribuir de forma mais ampla. O CAMUF tem tudo para participar conosco na Justiça móvel, e prestar seus serviços nas nossas itinerâncias.

A coordenadora do CAMUF-Santana, Adriana Duarte, disse que as contribuições são necessárias para o melhor desenvolvimento do trabalho, pois é com esse apoio que a Instituição pode dar continuidade à suas atividades e ao principal objetivo do Centro: conscientização dos direitos das mulheres.

“Estamos no século XXI, e muitas mulheres ainda não sabem da importância do empoderamento feminino. Por isso agradeço essa parceria, esses folderes servirão para o nosso trabalho de divulgação nas escolas e demais ambientes, propiciando assim que adolescentes e mulheres possam saber o significado disso”.

A coordenadora explicou que os trabalhos no CAMUF-Santana são desenvolvidos com psicólogos, setor jurídico, psicossocial, e oficina terapêutica, além de um departamento administrativo. “A mulher quando é acolhida por nós chega geralmente com baixa estima, então nosso trabalho desenvolvido por meio das oficinas e auxílio dos psicólogos, faz com que essas mulheres consigam se superar. É muito gratificante ver quando elas saem renovadas e se apropriando novamente de sua autonomia. É isso o que queremos: o fortalecimento das mulheres para que elas se apropriem daquilo que é seu de direito.

A violência doméstica é um gravíssimo problema social que exige um compromisso de todo o Poder Público e da sociedade. O CAMUF-Santana funciona na Avenida Santana, s/n, área do 4º Batalhão-PM Bairro-Centro, nos dias de 2º à 6ª no horário de 08 horas às 18 horas.

Texto: Hugo Reis

Acesse no site de origem: Judiciário do Amapá realiza parceria com o Centro de Atendimento à Mulher e à Família de Santana (TJAP – 11/02/2016)