Judiciário do Maranhão realiza ações preventivas para combate à violência contra as mulheres (TJMA – 12/12/2014)

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (CEMULHER-TJMA) está realizando palestras educativas sobre a Lei Maria da Penha, para prevenir e combater atos violentos no ambiente doméstico e familiar. Cerca de 4 mil pessoas já foram atingidas com as ações em escolas, empresas e canteiros de obras da construção civil.

Para a presidente da coordenadoria, desembargadora Angela Salazar, o objetivo é sensibilizar toda a comunidade para um fenômeno cruel, assustador e crescente que está atingindo as mulheres. “É um fenômeno mundial”, aponta.

A programação integra a campanha internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” – realizada, em mais de 150 países, de 25 de novembro a 10 de dezembro, para promover o debate e a divulgação do tema.

Durante a campanha, mais de 3.400 pessoas participaram de palestras, exibição do filme “A Fonte das Mulheres”, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), bate-papo com o juiz Nelson Rêgo, da Vara da Mulher, e assessores da coordenadoria.

Também foram feitas ações de mobilização com panfletagem nos principais shoppings da capital. Em 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate a AIDS, houve palestras de conscientização, distribuição de folders, preservativos e outros materiais na Escola Municipal Rubem Almeida, no bairro Coroadinho.

Outra forma de mobilização foi a caminhada realizada no Dia Internacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (06/12) na Avenida Litorânea, para chamar a atenção da comunidade sobre os índices e ações desenvolvidas pelo fim da violência contra as mulheres.

Instituída pela Resolução nº 30 de 02 de agosto de 2011, em atendimento aos termos da Resolução nº 128, de 17 de março de 2011, do Conselho Nacional de Justiça, a CEMULHER desenvolve ações que integram o Plano Nacional de Políticas da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

A coordenadoria funciona na Rua do Egito, n° 167 (Centro), estruturada com equipe administrativa e multidisciplinar.

Assessoria de Comunicação do TJMA

Acesse no site de origem: Judiciário do Maranhão realiza ações preventivas para combate à violência contra as mulheres (TJMA – 12/12/2014)