Juíza ministra palestra sobre violência doméstica para internos do Degase (TJRJ – 29/09/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Após apresentar palestra sobre violência doméstica para 30 internos que cumprem medidas socioeducativas no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), nesta segunda-feira, dia 28, a juíza em exercício do 1º Juizado de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Maria Daniella Binato de Castro, avaliou que esses encontros vão contribuir para a ressocialização dos internos, preparando o seu retorno ao convívio com a sociedade.

“Expliquei a eles sobre a relevância do projeto do TJRJ porque eles fazem parte da sociedade e, em breve, estarão nas ruas. Temos o objetivo de educar a sociedade como um todo e eles se encontram inseridos nessa sociedade, apesar de estarem, momentaneamente, cumprindo medidas socioeducativas. Procuramos plantar neles essa noção de cidadania, de solidariedade, de educação legislativa”, explicou.

O evento foi realizado na escola João Luiz Alves, na Ilha do Governador. Durante a palestra a juíza abordou questões sobre a Lei Maria da Penha, respeito dos direitos e deveres, violência doméstica e violência de gênero e quais as condutas que podem ser tipificadas como criminosas. Para a magistrada, o projeto Uni-Duni-Tê demonstra a preocupação do Judiciário em resgatar a cidadania dos adolescentes.

“A ida do Tribunal de Justiça, do magistrado ao encontro desses adolescentes é uma forma de mostrar para eles que nós nos preocupamos com todo o projeto de reinserção social, de ressocialização deles. As medidas punitivas são necessárias e tomadas de acordo com o devido processo legal. Mas o Tribunal de Justiça, também tem a preocupação de preparar esses adolescentes que voltarão ao convívio social, para que, dali saiam melhores, que tenham boas experiências educativas lá dentro”, disse.

O projeto Uni-Duni-Tê objetiva dar oportunidade aos internos do Degase para uma reflexão e conscientização sobre o que é ser cidadão, através de palestras ministradas por magistrados e profissionais especializados. No dia 5 de outubro, às 10 horas, também na escola João Luiz Alves, o coordenador do Juizado Especial do Torcedor do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), juiz Marcello Rubioli, apresentará palestra sobre o tema “Estatuto do Torcedor”. A unidade do Degase fica na Estrada do Caricó, 111 – Galeão, Rio de Janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3133-2550.

JM/FB

Acesse no site de origem: Juíza ministra palestra sobre violência doméstica para internos do Degase (TJRJ – 29/09/2015)