Juizado móvel de Violência Doméstica tem mais de 40 audiências programadas em Cabo Frio (TJRJ – 27/04/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O combate à violência doméstica ganhou um importante aliado na comarca de Cabo Frio, na Região dos Lagos. É o ônibus do Projeto Violeta, unidade móvel do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), que prestou atendimento no Fórum da cidade, nesta quarta-feira, dia 27, para realizar audiências. Ao todo, foram programadas 41 sessões para os dois dias de atendimento às vítimas.

Ônibus do Projeto Violeta no fórum de Cabo Frio: mais de 40 audiências programadas para dois dias (fotos: Gustavo Lethier/ TJRJ)

Ônibus do Projeto Violeta no fórum de Cabo Frio: mais de 40 audiências programadas para dois dias (fotos: Gustavo Lethier/ TJRJ)

De acordo com a juíza Caroline Rossy Brandão, o Juizado da Violência Doméstica Adjunto (em Cabo Frio, o juizado de Violência Doméstica atua como adjunto às Varas Criminais), levar a unidade móvel para as comarcas é essencial para que as mulheres tenham acesso mais rápido e pontual à Justiça, e para conheçam melhor os próprios direitos.

“Além das audiências realizadas aqui no ônibus, a equipe do juizado está a postos para atender da melhor maneira possível as mulheres que procuram orientação”, explica a magistrada, que destaca a distribuição de materiais informativos pela equipe do TJRJ. Ao lado com a juíza, trabalham no ônibus psicólogos, além da atuação de um promotor e um defensor público.

Ainda segundo a magistrada, o espaço equipado e especializado pode acabar com qualquer tipo de constrangimento por parte de uma vítima que acessa a Justiça e que participa de um julgamento. “A mulher aqui se sente ouvida. Ela percebe que existe uma estrutura a fim de garantir a efetivação do direitos”, conclui.

O ônibus do Projeto Violeta atende à população até quinta-feira em Cabo Frio. Em maio, a Região dos Lagos voltará a receber o juizado móvel, desta vez na comarca de Rio das Ostras.

GL/FB

Acesse no site de origem: Juizado móvel de Violência Doméstica tem mais de 40 audiências programadas em Cabo Frio (TJRJ – 27/04/2016)