Justiça em números: violência doméstica está entre os principais assuntos de processos judiciais em cinco tribunais do país

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Processos decorrentes de violência doméstica estiveram entre as dez principais demandas no ano de 2014 nos Tribunais de Justiça do Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Roraima e Tocantins. Ao todo, foram 33.921 processos, sendo que em 23.821 houve lesão corporal. Os dados são da 11ª edição do relatório Justiça em Números 215 – ano base de 2014, produzido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Acesse aqui os relatórios Justiça em Números

A corte que proporcionalmente recebeu o maior número de processos dessa natureza foi o Tribunal de Justiça do Amazonas, com 11.974 ações decorrentes de lesão corporal por violência doméstica.

O levantamento também apresenta o detalhamento da estrutura das 9.378 unidades judiciárias do país. Dessas, 91 são varas exclusivas para casos de violência doméstica.

De acordo com o estudo, o Distrito Federal tem o maior número de varas especializadas: 14 unidades, o que representa 7% do total do país. O Tribunal de Justiça de São Paulo e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro dispõem de 10 varas especializadas cada. O Piauí é o único estado brasileiro que ainda não possui vara com competência exclusiva para processos de violência contra as mulheres.

Por Géssica Brandino
Portal Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha