“Lei Maria da Penha vai à Escola” será realizada em agosto com alunos de Campo Grande (Notícias MS – 14/07/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Durante todo o mês de agosto a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, pasta ligada à Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), vai levar o projeto “Roda de Conversa” aos alunos do ensino médio das escolas estaduais da Capital.

Em reunião na tarde desta terça-feira (14), a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja Roca, propôs à secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, realizar o projeto “Lei Maria da Penha vai à escola”. Serão palestras e debates abordando todos os dispositivos e amparo da referida lei para conhecimento da comunidade escolar.

Segundo a subsecretária Luciana Azambuja Roca, a escola é o local apropriado para discussões referentes à cidadania, “acreditando que a educação é grande parceira no combate à violência, a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres parte da premissa que a escola é o espaço ideal para debater o respeito ao próximo, vivência em sociedade e combate às diferentes formas de violência”, destacou Luciana.

Agosto foi escolhido por ser o mês no qual é comemorado a instituição da Lei Maria da Penha, marco legal que criou mecanismos para proteção da mulher e punição do agressor. Além de levar aos alunos do ensino médio orientação para combate à violência contra a mulher, o projeto também capacitará professores, para que tenham maiores e melhores condições de abordar o assunto sempre que se depararem com uma realidade de violação de direitos.

O objetivo maior do projeto é propor uma reflexão acerca da violência contra a mulher, no âmbito doméstico, familiar e afetivo. Orientar esses alunos quanto à necessidade de combater as violências contra mulheres, jovens e meninas. E desenvolver ações de prevenção, informando os locais de atendimento à mulher em situação de violência, para acolhimento e denúncias.

Roda de Conversa

A Roda de Conversa é um projeto desenvolvido pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres e percorre secretarias de Estado, presídios, Centros de Convivências de Idosos, debatendo políticas para as mulheres e levando informações para casos de denúncias.

Solange Mori

Acesse no site de origem: “Lei Maria da Penha vai à Escola” será realizada em agosto com alunos de Campo Grande (Notícias MS – 14/07/2015)