Mais de 50 mil denúncias de violência contra dominicanas (Agência Prensa Latina – 18/11/2013)

A quantidade de denúncias de violência contra a mulher na República Dominicana ultrapassa, até o momento, os 50 mil casos, informou uma fonte vinculada ao tema.

Estamos vendo um crescimento sustentado das denúncias, embora nem todos os casos deste tipo sejam expostos, manifestou a procuradora geral adjunta para Assuntos da Mulher, Roxanna Reyes.

Entrevistada em um programa de televisão local, considerou que não só as vítimas devem informar o problema; pois isso também pode ser feito pela comunidade, como parte de um exercício de cidadania responsável.

Na opinião de Reyes, é necessário romper com o círculo da violência doméstica e somar todos na luta contra um dos males mais graves da sociedade.

Como país, reforçou, é uma vergonha que em 2013 ainda estejamos falando desta situação, pois são feitos esforços para solucioná-la, mas são insuficientes.

Reconheceu que um dos desafios do Poder Judicial é abrir tribunais especializados em violência de gênero e intrafamiliar, além de centros de mediação de conflitos em todo o território nacional.

Segundo Reyes, no tempo decorrido do presente ano foram registraram-se 52 feminicídios, 30 a menos que no mesmo período de 2012.

Desejamos que nenhuma mulher morra, chegar a esse ponto é a violência extrema, expressou antes de criticar o desenvolvimento de uma cultura patriarcal machista, na qual o homem parece ter o controle de tudo.

As pessoas sempre querem respostas simples para a violência contra as mulheres e geralmente desejam que a solução do problema venha do setor de justiça, reflexionou.

Acesse no site de origem: Mais de 50 mil denúncias de violência contra dominicanas (Agência Prensa Latina – 18/11/2013)