Mais de mil casos de violência doméstica (Dez Minutos Amazonas – 12/02/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Em janeiro, foram registrados, em Manaus, 1.093 casos de violência contra a mulher, com crescimento de 8% em relação ao mesmo período de 2015, conforme dados do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp). Já no período do carnaval, o número de registros feitos na Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) -Anexo, que atende as zonas norte e leste da cidade, caiu pela metade.

Em janeiro do ano passado, segundo informações do relatório do Sisp, foram registradas 1.013 lesões corporais por violência doméstica, em Manaus.

A média diária de ocorrências, conforme dados da DECCM – Anexo é de 20 registros e, nos cinco dias de folia, a especializada registrou cerca de dez Boletins de Ocorrência (BOs).

Este ano, o carnaval em todo o País foi marcado por campanhas contra o assédio sexual e violência contra mulheres.

Presença

A diminuição registrada neste ano, em relação aos demais dias, segundo a delegada da DECCM -Anexo, Débora Mafra, ocorreu por causa do policiamento ostensivo nas bandas carnavalescas.

Segundo ela, a presença da Polícia Militar (PM) “inibiu” a agressão.

O resultado, de acordo com Mafra, foi surpreendente já que, segundo ela, as zonas norte e leste apresentam altos índices de violência doméstica, diariamente.

Ainda conforme a delegada, a maioria das ocorrências registradas, na semana do carnaval, foram de crimes ocorridos dentro da casa do casal. “Limite que dificulta a ação policial”, disse.

NO PERÍODO DO CARNAVAL, O NÚMERO DE REGISTROS, NAS ZONAS NORTE E LESTE, CAIU PELA METADE