Ministério Público do MS e Governo Federal lançam campanha contra violência doméstica (Midiamax – 06/03/2013)

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e o Governo Federal lançam nesta sexta-feira (8) a campanha “Noiva”. A promoção acontece durante o evento “Gênero e Violência Doméstica”, realizado das 8h às 17h30 no auditório Doutor Nereu Aristides Marques, no edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça.

A campanha “Noiva” foi lançada pela APAV, na Europa, em 25 de novembro de 2012, para o Dia Internacional para a Erradicação da Violência Contra a Mulher e, agora, é lançada em Mato Grosso do Sul por meio de termo de cooperação celebrado entre MPMS e APAV. A ação é também uma parceria do MPMS com o Governo Federal, já que os recursos utilizados para a impressão de folders, cartazes e painéis são oriundos de convênio com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), do Ministério da Justiça.

O lançamento da campanha européia no Brasil é extremamente relevante porque apresenta à sociedade e aos órgãos públicos o fato de que a violência doméstica e familiar é temática universalizada e acontece independe de etnia, de classe social ou cultural, em razão da ainda presente desigualdade nas relações sociais de gênero. Uma campanha internacional nos informa também da preocupação mundial com a proteção dos direitos humanos das mulheres.

A campanha “Noiva” apresenta-nos, pela contradição, o verdadeiro sentido de uma união afetiva. O que é um casamento? Tem de ser “até que a morte nos separe” quando nele não se encontra companheirismo e proteção?

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV)

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) é instituição particular de solidariedade social, fundada em Lisboa, no ano 1990, e tem como objetivo estatutário promover e contribuir para a informação, proteção e apoio aos cidadãos vítimas de infrações penais.

Divulgação

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul já deu início ao lançamento da campanha “Noiva” na Capital. Com o objetivo de divulgar o atendimento às mulheres que sofrem violência doméstica o material traz imagens fortes de mulheres agredidas.

Os outdoors com a mensagem “A violência doméstica não tem que ser para sempre” estão localizados nas seguintes ruas: Rua José Antônio esquina com a Rua Barão do Rio Branco; Av. Afonso Pena; Av. Ricardo Brandão (próximo a Câmara Municipal); Av. Fernando Corrêa da Costa ; Av. Zahran (próximo à Rua Bom Pastor); Rua Rui Barbosa; Rua 26 de Agosto; Av. Júlio de Castilho (próximo a Tamandaré); Rua Trindade esquina com a Av. Noroeste; Rua Spippe; Av. Ernesto Geisel; Av. Euller de Azevedo e Rua Rodolfo José Pinho.

Natália Gonçalves, com assessoria

Acesse no site de origem: Ministério Público e Governo Federal lançam campanha contra violência doméstica (Midiamax – 06/03/2013)