Ministra apresenta no Senado ações de combate à violência contra as mulheres (SPM – 14/04/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), Eleonora Menicucci, apresentou, nesta terça-feira (14/04), os programas e ações voltados para o combate à violência contra as mulheres desenvolvidos pela Secretaria.

Ministra Eleonora Menicucci na Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher no Senado (Foto: Divulgação/SPM)

Ministra Eleonora Menicucci na Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher no Senado (Foto: Divulgação/SPM)

As ações do Programa ´Mulher Viver sem Violência´, entre elas a Casa da Mulher Brasileira e a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, foram destacadas na Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher.

Leia mais:
Ações de combate à violência contra a mulher são apresentadas à Comissão do Congresso (Câmara dos Deputados – 14/04/2015)

A audiência pública foi solicitada pela presidente da comissão, senadora Simone Tebet (PMDB-MS), e por Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). O objetivo foi o de buscar mais detalhes sobre as ações desenvolvidas pela SPM. Eleonora Menicucci elogiou a iniciativa e afirmou que a execução de ações e políticas públicas acontece mais efetivamente quando há monitoramento. “Controle social é fundamental”, enfatizou a ministra.

Eleonora Menicucci mostrou um balanço das atividades da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande, a primeira, inaugurada em fevereiro deste ano, e um vídeo institucional sobre o funcionamento da Casa. No período de 3 de fevereiro a 31 de março, foram realizados 4.280 atendimentos em Campo Grande. A ministra anunciou que a segunda Casa será a de Brasília, com inauguração até o final deste mês. Encontram-se em obras com estágios mais avançados as de Salvador (BA), São Luís (MA),e Boa Vista (RR) e Fortaleza (CE).

Em relação ao Ligue 180, a Ministra destacou os números de atendimentos realizados em 2014, que foram da ordem de 485.105, uma média de 1.348 por dia, além de pela primeira vez a média de 17% de ligações oriundas da área rural. Também falou sobre a ampliação do serviço para mais 13 países iniciada em março de 2015. Os centros nas regiões de fronteira, as unidades móveis para o campo e florestas e os barcos em parceria com a Caixa foram ações apresentadas que despertaram interesse das parlamentares.

As parlamentares elogiaram a agenda da SPM, bem como a determinação da ministra de sempre dialogar com as bancadas femininas do Senado e da Câmara.

Acesse no site de origem: Ministra apresenta no Senado ações de combate à violência contra as mulheres (SPM – 14/04/2015)