Ministra Cármen Lúcia aborda violência doméstica em congresso em Gramado (Jornal do Comércio – 31/05/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O VIII Congresso do Mercosul de Direito de Família, evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família – Seção Rio Grande do Sul (IBDFAM/RS), será realizado nos dias 6 e 7 de junho, no Centro de Eventos do Hotel Serra Azul, em Gramado, na Serra Gaúcha. A participação da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia Antunes está confirmada e será destaque no primeiro dia do Congresso com a conferência Violência doméstica: viver em paz é um direito.

Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal

A ministra fará a conferência sobre Violência doméstica: viver em paz é um direito no dia 6 de junho (Foto: Marcelo G. Ribeiro/JC)

Serão no total 36 palestrantes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Bahia nos dois dias de evento. Questões relacionadas ao direito de família e ao novo Código de Processo Civil (CPC), que entrou em vigência em 18 de março deste ano, também serão abordados. A conferência de encerramento será com o advogado Rolf Madaleno, primeiro-secretário da Diretoria Nacional do IBDFAM, sobre “Autoalienação parental”.

Além de advogados, juristas, mediadores de conflitos, procuradores, promotores e defensores públicos, o evento reunirá ainda profissionais de outras áreas para contribuir com os debates. A assistente social Denise Duarte Bruno irá tratar sobre o tema “Repensando as avaliações sociais nos litígios das familiares multifacetadas”, ocasião em que pretende fazer um breve retrospecto das mudanças na organização das famílias ocorridas nas últimas décadas, ligando-as às transformações sociais e demonstrando como se torna necessária a mudança da utilização do termo família – no singular – para famílias – no plural. Informações completas estão em www.congressomercosul.com.

Jessica Gustafson

Acesse no site de origem: Ministra Cármen Lúcia aborda violência doméstica em congresso em Gramado (Jornal do Comércio – 31/05/2016)