Ministra Eleonora Menicucci entrega unidades móveis do ‘Mulher, Viver sem Violência’ no Paraná (SPM-PR – 19/03/2014)

Programa da SPM tem por objetivo proporcionar atendimento integral às vítimas de violência, por meio de serviços públicos de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e orientação para trabalho, emprego e renda

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Eleonora Menicucci, entrega nesta quinta-feira (20/03) duas unidades móveis para o Estado do Paraná e uma para o município de Curitiba. Os veículos fazem parte das ações do programa ‘Mulher, Viver sem Violência’ e vão circular nas áreas rurais, levando serviços de segurança pública e de justiça previstos pela Lei Maria da Penha.

A solenidade ocorrerá no Salão de Atos do Parque Barigüi, às 10h30. Com esta entrega, a SPM contabiliza 50 do total de 54 unidades móveis que estarão prestando atendimentos em todas as unidades da federação. A capital paranaense também já contratou serviços para iniciar o processo de licitação das obras da Casa da Mulher Brasileira, outra iniciativa que integra o ‘Mulher, Viver sem Violência’.

O programa tem por objetivo proporcionar atendimento integral às vítimas de violência, por meio da oferta de serviços públicos de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e orientação para trabalho, emprego e renda. A Casa da Mulher Brasileira será construída em 26 capitais e vai concentrar os serviços oferecidos.

Os veículos estão equipados com duas salas de atendimento, netbooks com roteador e pontos de internet, impressoras multifuncionais (digitalização de documentos e fotocópias), geradores de energia, ar condicionado, projetor externo para telão, toldo, 50 cadeiras, copa e banheiro adaptados para a acessibilidade de pessoas com deficiência. São dois para cada unidade da federação, com investimento de R$ 30 milhões destinados à aquisição e de R$ 10 milhões para as despesas de manutenção (combustível dos ônibus, combustível do gerador, troca de óleo, pneus, entre outras) no período de um ano.

O ‘Mulher, Viver sem Violência’ é formado por seis eixos estratégicos: construção e manutenção da Casa da Mulher Brasileira; transformação da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 em disque-denúncia; organização dos serviços na saúde e na coleta de vestígios de crimes sexuais, em parceria com os ministérios da Saúde e da Justiça; criação de seis centros de atendimento em fronteiras secas para enfrentar o tráfico de mulheres; campanhas continuadas de comunicação para prevenção da violência; e unidades móveis para o acolhimento de mulheres rurais.

Entrega de Unidades Móveis no Paraná
Data: 20 de março (quinta-feira)
Horário: 10h30
Local: Prefeitura Municipal de Curitiba – Salão de Atos de Parque Barigui

Acesse no site de origem: Ministra Eleonora Menicucci entrega unidades móveis do ‘Mulher, Viver sem Violência’ no Paraná (SPM-PR – 19/03/2014)