Moradores da Ilha do Bispo participam do Projeto Justiça em seu Bairro – Mulher Merece Respeito (TJPB – 30/04/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O projeto “Justiça em seu Bairro – Mulher Merece Respeito” reuniu, na noite desta quarta-feira (29), os moradores da Ilha do Bispo e adjacências durante palestra sobre a Lei Maria da Penha. O evento aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Peregrino de Carvalho e teve, como abertura, apresentação de ginástica artística com alunas da escola.

A juíza Rita de Cássia coordena o projeto

A juíza Rita de Cássia coordena o projeto

A juíza Rita de Cássia Martins, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital, ressaltou que tem procurado, através de uma linguagem clara e objetiva, falar de um tema não muito agradável que é a violência doméstica. “A ideia pejorativa de que mulher gosta de apanhar é uma mentalidade retrógrada que precisa ser mudada e isto só será possível através da informação’’, ressalta a juíza.

Durante a palestra a magistrada abordou os vários aspectos da ‘Lei Maria da Penha’, os tipos de violência sofrida pelas mulheres e os seus ciclos. Também falou das medidas protetivas de urgência, entre elas a que obriga o agressor a se manter afastado do lar e onde buscar apoio.

O projeto “Justiça em seu Bairro” é uma ação pioneira no país e vem recebendo aplausos da sociedade sobre a preocupação do judiciário, com a violência, seja ela nas ruas ou nos lares. “Temos que trabalhar nas bases, ou seja, na prevenção. Só assim, poderemos levar paz e harmonia aos lares e, desta forma, valorizando o que é mais importante que é a família”, concluiu a magistrada.

A ação conta com uma equipe de profissionais capacitados, a exemplo de psicólogos e assistentes sociais, que após a identificação de casos de violência, a equipe entra em ação com o trabalho de apoio e acompanhamento das vítimas durante os eventos e, depois, através de uma ação continuada.

Participaram da explanação, além de professores, alunos e funcionários da escola, a Diretora da Unidade Educacional, Renata Andréa dos Santos, a Secretária Escolar, Zelma Félix, a Delegada Maysa Félix, da Delegacia da Mulher, a advogada Fernanda Braga, da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, representações de deputados estaduais, como também a Deputada Estadual Daniela Ribeiro, que enfatizou a Campanha da Assembleia Legislativa da Paraíba intitulada: “Violência psicológica: denuncie no primeiro grito”.

Nayana Duarte

Acesse no site de origem: Moradores da Ilha do Bispo participam do Projeto Justiça em seu Bairro – Mulher Merece Respeito (TJPB – 30/04/2015)