MP firma Termo de Cooperação com a Polícia Militar para aperfeiçoar abordagens em casos de violência doméstica (MPPI – 12/09/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) firmou hoje (12), Termo de Cooperação Técnica com a Polícia Militar para o desenvolvimento de atividades do projeto preventivo de igualdade de gênero, através de cursos de capacitações e palestras. O trabalho deve começar com policiais que fazem rondas ostensivas e que, em muitos casos, são os responsáveis por fazer as primeiras abordagens em casos de violência doméstica.

Participaram da assinatura do Termo, o Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura; o Comandante-Geral da PM do Piauí, Cel. Carlos Augusto Gomes de Souza e o coordenador do NUPEVID-Núcleo das Promotorias de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar de Teresina, Promotor Francisco de Jesus Lima.

“A violência doméstica tem características muito peculiares. Muitas vezes, os policiais fazem as abordagens na presença de filhos pequenos do casal, e questões como essas, precisam de um preparo específico. Esse projeto deve proporcionar aos policiais uma capacitação para lidar com situações como essa”, destacou Cleandro Moura.

O Termo prevê ainda a confecção de material didático pedagógico e certificados para os participantes. “A nossa intenção é realizar o ciclo de palestras inaugural no dia 14 de outubro. A princípio, mil policiais vão participar da capacitação. Esse Termo faz parte do projeto ‘homeM, com ‘M’ maiúsculo, sensibilizar para abordar’, que desenvolverá ações junto aos homens, tornando-os multiplicadores da igualdade de gênero ”, enfatizou o coordenador do NUPEVID.

O Comandante-Geral da PM, Cel. Carlos Augusto destacou a importância da iniciativa do MPPI. “Hoje, a violência doméstica só fica atrás do crime de tráfico de drogas no Piauí. Esse problema está muito presente no nosso cotidiano e precisamos dar a resposta que a sociedade espera”, finalizou.

Acesse no site de origem: MP firma Termo de Cooperação com a Polícia Militar para aperfeiçoar abordagens em casos de violência doméstica (MPPI – 12/09/2016)