MP participa de evento que debate violência contra a mulher em Vera Cruz (MPBA – 20/6/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Com o objetivo de discutir formas de combater a violência sexual contra as mulheres, o Movimento Feminino Novas Mulheres, com o apoio do Ministério Público estadual, realizou, no dia 17, na Câmara Municipal de Vera Cruz, a audiência pública “Violência contra a mulher: o que temos e como combatemos”. O encontro contou com a presença da coordenadora do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher (Gedem), promotora de Justiça Lívia Sant’Anna Vaz. “A audiência foi muito produtiva, revelando problemas sérios que precisam de solução o quanto antes”, destacou.

A promotora de Justiça apresentou o Gedem ao público presente, registrando, dentre os serviços oferecidos pelo grupo, o apoio jurídico, psicológico e de serviço social oferecido às vítimas de agressão e às suas famílias. “Além de propormos medidas protetivas de urgência, acompanhamos o seu devido cumprimento”, frisou, ressaltando que o Gedem está à disposição dos promotores de Justiça do interior. Lívia Vaz abordou ainda os avanços alcançados pela Lei Maria da Penha e destacou a importância da prevenção. “Ainda é a melhor forma de evitar as agressões mais graves”. O ideal, de acordo com a promotora, seria que as vítimas procurassem orientação já aos primeiros sinais de agressão. Dentre os mais comuns, ela salientou “possessividade, ciúme excessivo, desrespeito em público e culpabilização da vítima”.

Ao final do encontro, as representantes do Movimento Novas Felipas ficaram de preparar uma carta para o MP com uma série de reivindicações, a exemplo da implantação no município de uma casa de abrigamento e de uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). Participaram também da audiência representantes do Conselho Tutelar e da Secretaria de Ação Social de Vera Cruz, das polícias Civil e Militar, da Secretaria de Políticas para Mulheres da Bahia, do Centro Popular Afrodescendente, do movimento LGBT e da sociedade civil.

Gabriel Pinheiro (DRT- BA 2233)
Cecom/MP

Acesse no site de origem: MP participa de evento que debate violência contra a mulher em Vera Cruz (MPBA – 20/6/2016)