MPE, Defensoria e CREAS promovem 1º Encontro do Projeto Acolher nesta sexta-feira (19) (MPMT – 18/08/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Será realizado nesta sexta-feira (19), em Primavera do Leste, o 1º Encontro do “Projeto Acolher”, destinado às vítimas de violência doméstica e familiar contra a mulher. O evento terá início às 15h, no auditório da Defensoria Pública. O projeto é desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso em parceria com a Defensoria e Centro de Referência e Assistência Social (CREAS).

De acordo com a promotora de Justiça Nayara Roman Mariano Scolfaro, foram convidadas para o encontro todas as mulheres vítimas de violência doméstica citadas nos inquéritos policiais que chegaram ao Ministério Público a partir de março deste ano. Desde então, a 3ª Promotoria de Justiça Criminal está fazendo levantamento e busca ativa dessas mulheres que registraram boletim de ocorrência. São investigações referentes a crimes cometidos desde agosto do ano passado.

“Pretendemos repassar informações sobre os direitos previstos na  Lei Maria da Penha e criar mecanismos para  acesso aos serviços oferecidos pela Rede Socioassistencial, de modo que a vítima receba o atendimento adequado às diversas demandas que surgem em virtude das mudanças acarretadas pelo enfrentamento a violência doméstica vivenciada”, ressaltou a promotora de Justiça.

Além das palestras, durante o encontro será fornecido cartilha de orientação, elaborada pela Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e outros folhetos explicativos sobre os serviços disponíveis no município para auxílio às vítimas. “A orientação terá por objetivo a vinculação das mulheres vítimas de violência doméstica aos Serviços da Rede Socioassistencial, bem como a compreensão a respeito do ciclo de violência doméstica e seus efeitos”, acrescentou.

“ACOLHER”: Apesar de a Lei Maria da Penha ter trazido avanços ao enfrentamento da violência contra a mulher, as instituições realizadoras do Projeto Acolher argumentam que ainda existem grandes desafios para a garantia plena dos direitos humanos das mulheres. Entre as principais dificuldades estão a criação e o funcionamento dos serviços especializados no atendimento à mulher vítima, o baixo índice de responsabilização dos agressores e a   distância entre as vítimas e a Rede de Serviços Socioassistenciais.

Acesse no site de origem: MPE, Defensoria e CREAS promovem 1º Encontro do Projeto Acolher nesta sexta-feira (19) (MPMT – 18/08/2016)