MPF: seminário debate atendimento de adolescentes e mulheres vítimas de violência no Rio (MPF – 21/08/2017)

Evento identificou avanços e dificuldades em relação à rede que faz esse atendimento na área do Centro da cidade

A Procuradoria da República no Rio de Janeiro sediou o seminário “Mapeamento da Rede de Serviços que realiza Atendimento a Mulheres e Adolescentes Vítimas de Violência na Região Central do Município do Rio de Janeiro”. O evento, realizado último dia 10, teve por objetivo apresentar o resultado de visitas realizadas no mês de julho pelo Grupo de Trabalho (GT) Aborto do Fórum Perinatal da Região Metropolitana I do Estado do Rio em serviços que atendem mulheres e adolescentes vítimas de violência na área do Centro, com a participação dos demais organizadores.

O seminário foi realizado pelo Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ), por meio das procuradoras da República Roberta Trajano e Ana Padilha, pelo GTAborto, pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Estado do Rio de Janeiro e pela Articulação de Mulheres Brasileiras – Regional Rio de Janeiro.

Com o mapeamento, foram identificados os avanços e situações críticas em relação à articulação e à qualificação da rede que faz o atendimento de mulheres e adolescentes vítimas de violência na área do centro. Foi constada a necessidade de aprimorar a articulação desta rede interdisciplinar de atendimento, integrada por serviços de saúde, assistência social, segurança pública e justiça.

Integrantes – A mesa de abertura foi composta pela procuradora regional da República Márcia Morgado, pela representante do GT Aborto do Fórum Perinatal da Região Metropolitana I do Estado do Rio de Janeiro Amanda Almeida, por Liliane Brum Ribeiro da Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB Rio/Redeh, e por Edna Calheiros do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM/RJ. 

Após a mesa de apresentação do mapeamento realizado, integraram a Mesa: “Com a Palavra o Poder Público”: a vereadora Marielle Franco, representante da deputada Enfermeira Rejane; a defensora pública Maria Matilde Alonso; a delegada de polícia titular da DEAM Zona Norte Daniela Marques Amorim; a coordenadora do CIAM Márica Lyra; a superintendente de maternidades da SMS/RJ; a subsecretária de atenção primária e vigilância da SMS/RJ. Todas coordenadas pela promotora de Justiça Lúcia Iloizio, coordenadora do CAO de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Confira algumas fotos do evento aqui.

Acesse no site de origem: MPF: seminário debate atendimento de adolescentes e mulheres vítimas de violência no Rio (MPF – 21/08/2017)